O capital cultural em Bourdieu e a cultura capital em Freud:

breves indicações sobre psicanálise e/da educação

Authors

  • Fábio Moreira Vargas Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-2140.2019.17544

Keywords:

psicanálise, educação

Abstract

Bourdieu elabora (2003), por meio de uma sofisticada análise sociológica, uma crítica feroz ao modelo escolar tradicional. Através da naturalização de uma situação essencialmente histórica e contingente, o percurso educativo, no interior das escolas, transforma-se num legitimador de estruturas sociais opressoras e desiguais. Através da noção de Capital Cultural, pode revelar as raízes das problemáticas noções de “fracasso” e “sucesso” escolar. No interior dessa argumentação, o presente trabalho procura articular, sob viés psicanalítico, a exibição da construção silenciosa da subjetividade humana através do contexto intersubjetivo da cultura. Para tal, será focalizada a noção de Super-eu que Freud demonstra ser o herdeiro de uma introjeção da exterioridade configurando-se como polo de opressão interior. Procura-se, assim, articular às análises de Bourdieu sobre o capital cultural as formulações freudianas sobre a cultura capital e aprofundar, desse modo, algumas constatações de Bourdieu através da psicanálise de Freud.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fábio Moreira Vargas, Universidade de São Paulo (USP)

Professor de Filosofia, Graduando em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Principal interesse na relação entre filosofia e psicanálise.

Published

2019-07-09

How to Cite

Vargas, F. M. (2019). O capital cultural em Bourdieu e a cultura capital em Freud: : breves indicações sobre psicanálise e/da educação. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (29), 22. https://doi.org/10.34019/1981-2140.2019.17544

Issue

Section

Artigos