A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR E DA CARREIRA MORAL DO ALUNO PROBLEMA

Autores/as

  • Joyce Kelly Pescarolo Universidade Federal do Paraná

Resumen

O presente artigo surgiu a partir do trabalho realizado nas escolas de Curitiba-Paraná e região metropolitana, desde o ano de 2001. Tal trabalho permitiu compreender como se estabelecem algumas interações sociais entre todos os atores do universo escolar (profissionais da educação, alunos e suas famílias) no que tange à noção de fracasso escolar e permite também compreender quais são os efeitos e impacto de certas representações associadas a essa noção de fracasso na vida desses atores, principalmente dos alunos.  O artigo aponta que, para os professores, as causas do fracasso escolar localizam-se nos fatores externos à escola, como a família, o sistema educacional e as patologias associadas às condições individuais e sociais da vida dos alunos. No entanto, as principais razões do fracasso escolar podem ser encontradas na própria instituição escolar, na forma como os profissionais compreendem o processo educativo. Diante disso, o fracasso escolar se desenrola ao longo da trajetória escolar do aluno, que percorre uma carreira moral como fracassado ao longo dos anos de escolarização.

 

Palavras-chave: fracasso escolar, aluno problema, carreira moral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joyce Kelly Pescarolo, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Sociologia pela UFPR, mestre em Sociologia pela UFPR, Especialista em Sociologia Política pela UFPR e graduada em Psicologia, também pela UFPR. Psicóloga Educacional da Associação Projeto Não Violência Brasil.

Publicado

2011-08-22

Cómo citar

Pescarolo, J. K. (2011). A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR E DA CARREIRA MORAL DO ALUNO PROBLEMA. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (12). Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17195

Número

Sección

Artigos Teórico empíricos