A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR E DA CARREIRA MORAL DO ALUNO PROBLEMA
Abstract
O presente artigo surgiu a partir do trabalho realizado nas escolas de Curitiba-Paraná e região metropolitana, desde o ano de 2001. Tal trabalho permitiu compreender como se estabelecem algumas interações sociais entre todos os atores do universo escolar (profissionais da educação, alunos e suas famílias) no que tange à noção de fracasso escolar e permite também compreender quais são os efeitos e impacto de certas representações associadas a essa noção de fracasso na vida desses atores, principalmente dos alunos. O artigo aponta que, para os professores, as causas do fracasso escolar localizam-se nos fatores externos à escola, como a família, o sistema educacional e as patologias associadas às condições individuais e sociais da vida dos alunos. No entanto, as principais razões do fracasso escolar podem ser encontradas na própria instituição escolar, na forma como os profissionais compreendem o processo educativo. Diante disso, o fracasso escolar se desenrola ao longo da trajetória escolar do aluno, que percorre uma carreira moral como fracassado ao longo dos anos de escolarização.
Palavras-chave: fracasso escolar, aluno problema, carreira moral.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todos os artigos científicos publicados na CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais estão licenciados sob uma Licença Creative Commons