Por uma escola cidadã e antiracista: metodologias pedagógicas democráticas numa instituição especializada em deficiência visual.

1.1-Tensões pedagógicas frente ao debate interseccional numa instituição especializada em deficiência visual.

Autores

  • Mariana dos Reis Santos Instituto Benjamin Constant

Palavras-chave:

Palavras chave: Instituição especializada; deficiência visual; direitos humanos; relações étnico raciais.

Resumo

Este relato de experiência buscou evidenciar experiências pedagógicas voltadas para a perspectiva em direitos humanos numa instituição especializada em deficiência visual. A metodologia utilizada pela professora e pesquisadora elegeu as rodas pedagógicas como espaço para abordagem da temática sobre relações étnico raciais. Este formato  inicial de roda de conversa possibilitou a abertura e diálogo para se inserir o assunto “ Racismo e escravidão” até então pouco debatido neste espaço educativo. O aporte teórico da metodologia balizou-se em princípios de cidadania, ancorando-se nos estudos do intelectual Milton Santos diante das formulações da obra “ O espaço do cidadão”(2007). Conforme vivências da professora em sala de aula, verificou-se a dificuldade de estudantes com deficiência na sua auto declaração racial e a ausência de inclinação ao debate étnico racial inicial. Identificou-se na experiência de roda de conversa uma motivação dos estudantes com deficiência na participação embora o grupo tenha silenciado em alguns momentos envolvendo assuntos mais sensíveis da temática. Já o projeto roda de samba pedagógica, iniciativa reivindicada pelos próprios estudantes DV potencializou maior adesão deste coletivo, empenhando-se no desenvolvimento do projeto.Em suma,  este trabalho constatou a necessidade da construção de uma escola cidadã, elegendo metodologias abertas e dialógicas que estimulem a participação social dos estudantes com deficiência visual em espaços políticos futuros.

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Publicado

2025-05-09

Como Citar

dos Reis Santos, M. (2025). Por uma escola cidadã e antiracista: metodologias pedagógicas democráticas numa instituição especializada em deficiência visual.: 1.1-Tensões pedagógicas frente ao debate interseccional numa instituição especializada em deficiência visual. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (39), 129–148. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/46639

Edição

Seção

Dossiês