Juventude em formação:
cinema/filme nas aulas de educação física
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-2140.2022.37435Palavras-chave:
Educação Física, Cinema, Esporte, Jovens, Formação de ProfessoresResumo
O cinema/filme apresenta-se como um importante elemento formativo, sendo necessário oferecer aos/às jovens, futuros professores/as, possibilidades de aprofundar os conhecimentos sobre a linguagem da arte cinematográfica e a leitura fílmica. Este artigo se configura como um relato de experiência, e tem como objetivo descrever o percurso pedagógico do Estágio Docência em uma turma de graduação do curso de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe, elaborando reflexões e diálogos sobre as possibilidades do uso de filmes em sala de aula. Por meio de questionários foram coletadas informações sobre a aproximação dos alunos com obras cinematográficas e as percepções sobre os usos pedagógicos de filmes. Os resultados demonstram que as experiências realizadas (fruição, leituras de textos, participação em debates e produção de um roteiro cinematográfico) ajudaram a expandir a perspectiva dos estudantes sobre o uso de filmes na formação; e o roteiro cinematográfico se configurou como importante recurso pedagógico para suporte ao planejamento e condução das aulas. A experiência realizada sinalizou possibilidades fecundas para pensarmos a escola como esse ambiente de diálogo permanente com as diversificadas formas de manifestação cultural.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Rogério de. Cinema e educação: fundamentos e perspectivas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v33/1982-6621-edur-33-e153836.pdf. Acesso: 09 jan. 2021.
ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Mercado, cultura pop e esporte: imbricamentos na representação do cinema. In: ARAÚJO, A.C. de. Esporte no cinema contemporâneo: representações e outras sensibilidades culturais. Natal: IFRN, 2018. p. 125-170. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1677. Acesso: 10 set. 2021.
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001
BITENCOURT, Fernando Gonçalves; ZOBOLI, Fabio; MEZZAROBA, Cristiano. A morte no filme Ventos de agosto. Albuquerque: Revista de História, v. 12, p. 26-40, 2020. Disponível em: https://trilhasdahistoria.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/10027/7611. Acesso: 26 jan. 2021.
BOURDIEU, Pierre. O capital social – notas provisórias. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio. Escritos de Educação. 16ª ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2015, p. 73-78.
CHAVES, Paula Nunes; ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Pensando o corpo travestido e transexualizado no esporte: uma análise da película Beautiful Boxer. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n.45, p. 219-229, set./2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n45p219. Acesso: 11 set. 2021.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
CORREIA, Elder Silva; ZOBOLI, Fabio; DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. “Clube da Luta”: entre a coleção e intensificações de sensações e a produção de um “corpo sem órgãos”. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 10, n. 21, p. 131-146, jan./abr. 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6338/5260. Acesso: 10 mar. 2020.
DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. Cinema-História: diálogos necessários na compreensão da história da educação do corpo. In: DANTAS JUNIOR, H.S.; KUHN, R.; DORENSKI, S. Educação Física, Esporte e Sociedade: temas emergentes. v. 3. São Cristóvão: UFS, 2009. p. 95-113.
DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. Esporte e cinema: possibilidades pedagógicas para a educação física escolar. Cadernos de Formação RBCE, v. 3, n. 2, p. 67-78, set. 2012. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/1849. Acesso: 14 dez. 2021.
DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. Esporte e cinema na escola: usos pedagógicos para uma educação esportiva. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 8, n. 1, p. 361-388, jan./abr. 2013.
DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira; ZOBOLI, Fabio; MEZZAROBA, Cristiano; SILVA, Renato Izidoro. Cinema e formação de professores de Educação Física: relatos de experiência com seminários de cinema na Universidade Federal de Sergipe. Revista Cocar, Belém, v. 1, p. 123-145, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2349. Acesso: 16 fev. 2021.
DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
DUARTE, Rosália; ALEGRIA, João. Formação estética audiovisual: um outro olhar para o cinema a partir da educação. Educação & Realidade, v. 33, n. 1, p, 59-80, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/6687/4000. Acesso: 06 jan. 2021.
FANTIN, Monica. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.
FANTIN, Monica; GIRARDELLO, Gilka. Diante do abismo digital: mídia-educação e mediações culturais. Perspectiva, v. 27, n. 1, p. 69-96, abr. 2010. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2009v27n1p69/12291. Acesso: 24 fev. 2022.
MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 4. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
MARTÍN-BARBERO, Jesus; REY, German. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2004.
MARTINS, Beatriz Pascutti; VIEIRA, Tereza Rodrigues. Homeschooling e o direito ao acesso à diversidade no filme Capitão Fantástico. In: VIEIRA, T.R. (org.). Cinema, Saúde e Direito: Reflexões Bioética e Críticas Sociais. Brasília: Zakarewicz Editora, 2020. p. 419-431.
MELO, Victor Andrade de. Animação cultural: conceitos e propostas. Campinas: Papirus, 2006.
MEZZAROBA, Cristiano. Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão/SE, v. 8, n. 17, p. 191-208, set./dez. 2015. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/11558/2/ReflexoesFormacaoProfessoresMediacoes.pdf. Acesso: 10 fev. 2021.
MEZZAROBA, Cristiano; DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira; ZOBOLI, Fabio; FIGUEIREDO, Priscilla Kelly. Pensadores sociais e o esporte no cinema: contribuindo com a ampliação do repertório cultural na Educação Física. Novos Olhares Sociais, v. 3, p. 262-292, 2020. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/ojs/index.php/novosolharessociais/article/view/509/246 Acesso: 10 mar. 2022.
OLIVEIRA, Roberto Matheus Cordeiro Vanderlei de. Cinema de cordel: uma relação intertextual. In: II SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE CINEMA, 2, 2019, São Cristóvão/SE. Anais... São Cristóvão/SE: UFS, 2019, p. 1-14.
SANTOS, José Douglas Alves dos; MUALACA, Machaia Muhammade. Ciência, educação e sociedade: uma leitura sobre “O menino que descobriu o vento”. Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 65, abr./jun. 2021. p.476-488. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/51330/37853. Acesso: 05 ago. 2021.
SOUZA, Lucas Calloi de; ALMEIDA, Natália Cilião de; VIEIRA, Tereza Rodrigues. “Preciosa”: bullying, racismo e o papel do professor no combate à exclusão social. In: VIEIRA, T.R. (org.). Cinema, Saúde e Direito: Reflexões Bioética e Críticas Sociais. Brasília: Zakarewicz Editora, 2020. p. 404-416.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos científicos publicados na CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais estão licenciados sob uma Licença Creative Commons