A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR E DA CARREIRA MORAL DO ALUNO PROBLEMA

Autores

  • Joyce Kelly Pescarolo Universidade Federal do Paraná

Resumo

O presente artigo surgiu a partir do trabalho realizado nas escolas de Curitiba-Paraná e região metropolitana, desde o ano de 2001. Tal trabalho permitiu compreender como se estabelecem algumas interações sociais entre todos os atores do universo escolar (profissionais da educação, alunos e suas famílias) no que tange à noção de fracasso escolar e permite também compreender quais são os efeitos e impacto de certas representações associadas a essa noção de fracasso na vida desses atores, principalmente dos alunos.  O artigo aponta que, para os professores, as causas do fracasso escolar localizam-se nos fatores externos à escola, como a família, o sistema educacional e as patologias associadas às condições individuais e sociais da vida dos alunos. No entanto, as principais razões do fracasso escolar podem ser encontradas na própria instituição escolar, na forma como os profissionais compreendem o processo educativo. Diante disso, o fracasso escolar se desenrola ao longo da trajetória escolar do aluno, que percorre uma carreira moral como fracassado ao longo dos anos de escolarização.

 

Palavras-chave: fracasso escolar, aluno problema, carreira moral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Kelly Pescarolo, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Sociologia pela UFPR, mestre em Sociologia pela UFPR, Especialista em Sociologia Política pela UFPR e graduada em Psicologia, também pela UFPR. Psicóloga Educacional da Associação Projeto Não Violência Brasil.

Downloads

Publicado

2011-08-22

Como Citar

Pescarolo, J. K. (2011). A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR E DA CARREIRA MORAL DO ALUNO PROBLEMA. CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (12). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17195

Edição

Seção

Artigos Teórico empíricos