Interconsultas entre enfermagem e psicologia na puericultura: uma experiência de fortalecimento da vigilância do desenvolvimento infantil
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2023.v26.39305Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil, Sistema Único de Saúde, Psicologia, EnfermagemResumo
Os aspectos psicossociais do desenvolvimento infantil têm sido negligenciados nas consultas de puericultura, sendo fundamental uma abordagem interdisciplinar para alcançar um adequado processo de vigilância do desenvolvimento infantil. Este artigo descreve uma experiência de interconsultas na puericultura em uma Unidade de Saúde da Família, envolvendo Enfermagem e Psicologia, tendo como foco o instrumento de vigilância do desenvolvimento da Caderneta da Criança. Realizou-se observação participante de interconsultas na puericultura, com foco na vigilância do desenvolvimento infantil e realização de Educação Permanente em Saúde com os profissionais da unidade. Verificou-se que as consultas de puericultura priorizavam aspectos do crescimento, cabendo, portanto, uma abordagem do desenvolvimento infantil de forma ampliada. A Educação Permanente em Saúde envolveu temáticas da Psicologia e Enfermagem com foco na saúde integral da criança, possibilitando construção do trabalho interprofissional. A experiência contribuiu para a educação em saúde e fortalecimento da puericultura, entendendo a infância como um processo influenciado por aspectos multifatoriais.