Metodologias ativas na Atenção Primária à Saúde e Estratégia Saúde da Família

revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2022.v25.37386

Palavras-chave:

Revisão, Ensino, Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da Família

Resumo

Introdução: Conduziu-se uma revisão de escopo voltada à identificação de estudos realizados no contexto da Atenção Primária à Saúde ou Estratégia Saúde da Família cujo desenvolvimento envolvera o emprego de ao menos uma forma de Metodologia Ativa. Desenvolvimento: A busca ocorrera em março de 2022 e considerou o emprego de 18 estratégias distintas que deveriam compor a seção Título dos manuscritos. Foram recuperados sete manuscritos, envolvendo cenários de graduação, estágio, residência, preceptoria e avaliação curricular envolvendo sete estratégias ativas de ensino-aprendizagem. Conclusão: A ausência da avaliação dos impactos decorrentes do emprego das estratégias ativas representa lacunas envolvendo processos pedagógicos eficientes voltado à formação de profissionais da saúde.

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Biografia do Autor

Augusto Santana Palma Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Especializando em Metodologias Ativas na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), mestre pela UNIVASF. Farmacêutico da Agência Municipal de Vigilância Sanitária do Município de Petrolina (PE, Brsil). CV: http://lattes.cnpq.br/1430125694492574

Luis Alberto Valotta, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutor em Ciências e graduado (licenciatura e bacharelado) em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). CV: http://lattes.cnpq.br/6689611786208042

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Publicado

2023-02-06

Edição

Seção

Artigos de Revisão