Residências médicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil: uma análise da produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2025.v28.46930

Palavras-chave:

Revisão de Escopo, Residência Médica, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Resumo

Objetivo: Mapear e analisar a produção científica brasileira sobre a interface entre programas de residência médica e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com atenção especial aos recentemente propostos (18, 19 e 20). Método: Realizou-se uma revisão de escopo mediante busca sistemática em outubro de 2024 nas bases BVS, SciELO e Portal de Periódicos da CAPES. Resultados: A busca resultou em cinco estudos, abrangendo especialidades como Psiquiatria, Medicina de Família e Comunidade, Neurocirurgia, Atenção Básica e Medicina do Trabalho. A análise revelou uma produção científica incipiente, com convergências em ODS tradicionais, como saúde e bem-estar (ODS 3) e redução das desigualdades (ODS 10). No entanto, identificou-se uma lacuna crítica na abordagem explícita dos ODS recentemente propostos (18, 19 e 20). Uma análise contextual mais aprofundada demonstrou que conexões indiretas com igualdade racial (ODS 18) e direitos dos povos originários (ODS 20) estão presentes nos territórios de atuação das residências estudadas, embora não sejam nominadas. O ODS 19 (Arte, Cultura e Comunicação) permanece completamente ausente na literatura analisada. Conclusões: Os programas de residência médica no Brasil demonstram potencial para contribuir com a agenda dos ODS, mas operam de forma fragmentada. É necessária uma incorporação intencional e teórica dos objetivos expandidos, transformando as atuais relações contextuais em estratégias formativas deliberadas, a fim de potencializar seu papel na promoção de um sistema de saúde mais equitativo e sustentável.

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Biografia do Autor

Roseane Gonçalves Fonseca, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Técnica Administrativa em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). CV: http://lattes.cnpq.br/5859772186176345

Luis Alberto Valotta, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Graduado em Ciências Biológicas e doutor em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (USP); com pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). CV: http://lattes.cnpq.br/6689611786208042

Paulo Roberto Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e dooutor em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); com pós-doutorado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor Associado da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UFVSF). CV: http://lattes.cnpq.br/9107135900230723

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Publicado

2025-11-27

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Artigos de Revisão

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