O Programa Saúde na Escola como ferramenta da interprofissionalidade na graduação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.32266Palavras-chave:
Saúde da criança, Educação em saúde, Colaboração intersetorialResumo
O objetivo desse trabalho é apresentar a experiência de discentes do PET/Saúde em um ciclo de atividades de articulação interdisciplinar realizadas no Programa Saúde na zona rural de Petrolina-PE. As turmas selecionadas foram o quinto, sexto e sétimo ano do ensino fundamental, com alunos da faixa etária de dez a 15 anos, e os temas foram trabalhados em seis encontros com abordagens das metodologias ativas. A prática adquirida pelas acadêmicas possibilitou um aprendizado e atuação interdisciplinar maior, visto que essa experiência permitiu que houvesse uma aquisição de novos aprendizados e vivências jamais proporcionadas pela universidade, permitindo ser espaço para aprender e ter um olhar diferenciado sobre a profissão do outro. A experiência com o trabalho interprofissional é motivadora para o desenvolvimento de competências na criação de práticas colaborativas, além de abranger um conjunto de dimensões que vão desde experiências prévias, até maior flexibilidade e criatividade para novas vivências.