Pesquisa participativa baseada na comunidade: intencionalidades e enfoques presentes na literatura da área da saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2022.v25.37181

Palabras clave:

Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade, Pesquisa Interdisciplinar, Metodologia, Sistema Único de Saúde

Resumen

Este artigo teve como objetivo discutir como a Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade vem sendo incorporada nas pesquisas brasileiras na área da saúde, quais os temas mais frequentes e quais suas intencionalidades teórico-metodológicas. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados LILACS e SciELO, incluindo a produção científica publicada no Brasil, entre 2018 e 2021. Os 15 artigos selecionados, com diferentes abordagens metodológicas, apresentam diversidades de temas (segurança alimentar e nutricional, bullying, arte-educação, saúde da criança, trabalho com reciclagem e em saúde, pandemia, desastres e emergências em saúde) e participantes (profissionais e gestores da saúde, estudantes, comunidade). Os estudos anunciam as diversas vertentes das pesquisas participativas (pesquisa-ação, pesquisa-intervenção, pesquisa-participante) e estratégias de acompanhamento, como os comitês de pesquisa, que podem fortalecer a inclusão dos participantes processualmente em todas as etapas da pesquisa. O uso de múltiplas ferramentas metodológicas (oficinas, grupo focal, entrevistas) e a triangulação de dados também são anunciados como estratégias para fortalecer a participação de profissionais e comunidade em um processo de pesquisar “com”. A denominação de pesquisas participativas, suas origens e pressupostos não se efetiva de forma uniforme. Independentemente das denominações e escolhas metodológicas, a revisão aponta que a Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade, nas pesquisas brasileiras na área da saúde, aparece em estudos de diversos temas, que têm em comum a intenção de romper com a dicotomia pesquisador-pesquisado, sujeito-objeto e investir em uma “política de participação”, sensível às realidades e demandas sociais, com vistas à transformação social.

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Biografía del autor/a

Maria Fernanda Petroli Frutuoso, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Graduada em Nutrição e  mestra  e doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Baixada Santista. CV: http://lattes.cnpq.br/4750299902344077

Rosilda Mendes, Universidade Federal de Sao Paulo (UNIFESP)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Campus Rio Claro), mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado pela New Mexico University/EUA. Professora sênior da Universidade Federal de Sao Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista. CV: http://lattes.cnpq.br/3746693286898810

Cassio Vinicius Afonso Viana, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Psicólogo pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista e pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal (FPCE/UP), especialista em Infancias y Juventudes pela Red Iberoamericana de Posgrados en Infancias y Juventudes (REDINJU) e mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). CV: http://lattes.cnpq.br/4814898218923067

Marco Akerman, Universidade de São Paulo (USP)

Médico. PhD em Epidemiologia e Saúde Pública e mestre em Planejamento e Financiamento do Setor de Saúde pela University of London, UL, Inglaterra. Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP). desde 2014. CV: http://lattes.cnpq.br/9206528078547920

Paulo Santos de Almeida, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), mestre em Direito Político e Econômico e graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE), com pós-doutorado pela The University of New México (UNM) e pela University of California (UCSD), Estados Unidos. Professor da Universidade de São Paulo (USP). CV: http://lattes.cnpq.br/9769033547975455

Nina Wallerstein, University of New Mexico (UNM) - USA

Dr.P.H. School of Public Health/Health Education (Doctorate with Distinction), M.P.H. Health Education/Occupational Health, University of California, Berkeley (USA). CV: https://hsc.unm.edu/directory/_documents/wallerstein-nina-cv.pdf

Publicado

2023-10-03

Número

Sección

Artigos de Revisão