UBS em Cena: imersão na Atenção Primária à Saúde durante a pandemia
Palabras clave:
Atenção Primária à SaúdeResumen
No início do milênio, ganhou notoriedade um modelo de saúde centrado na pessoa (medidas de prevenção de doenças, promoção de saúde e compreensão do processo de saúde e adoecimento individual). Nesse contexto, surge a série “Unidade Básica” (UB) focando em representar tal modelo, dramatizando aspectos corriqueiros da Atenção Primária à Saúde (APS) brasileira. Este trabalho buscou avaliar a abordagem utilizada pelo projeto de extensão (PE) e qual seu impacto no conhecimento a respeito de temas relacionados à APS. Analisar a percepção da abordagem curricular de tais temas. Trata-se de uso pedagógico do conteúdo dramatúrgico em PE da FEMPAR “UBS em Cena”, que promoveu encontros virtuais, no primeiro semestre/2020, em que acadêmicos assistiram episódios da série UB e discutiram seus conteúdos, com interação entre alunos e profissionais, visando expandir conhecimentos sobre (APS). Aplicou-se questionário aos 20 alunos do PE, via Google Formulário, para avaliar a metodologia de ensino utilizada. Os alunos relataram, no formulário, um aumento pelo interesse no tema APS. 100% julgou que o PE alterou sua perspectiva e pré-conceitos sobre atendimentos na APS. 80% relatou que, mesmo quando já expostos a informações semelhantes em atividades curriculares, o PE expandiu conhecimentos acerca do Sistema Único de Saúde. 95% problematizaram o conteúdo do currículo acadêmico, indicando falta de contextualização prática do tema, como a da série. 100% consideraram abordagem virtual, com uso de mídias, válida no processo de aprendizado sobre temáticas práticas, no período de pandemia. Em conclusão, o uso da série UB, juntamente à abordagem virtual, são válidos como alternativa a conteúdos práticos na pandemia, pois proporcionaram aprofundamento dos conhecimentos relacionados à APS e aumento do interesse dos acadêmicos em tal, além da mídia digital também servir como um entretenimento. É possível inferir que o aproveitamento das atividades curriculares relacionadas à APS não está satisfatório, havendo necessidade de otimização.