UBS em Cena: imersão na Atenção Primária à Saúde durante a pandemia

Autores

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde

Resumo

No início do milênio, ganhou notoriedade um modelo de saúde centrado na pessoa (medidas de prevenção de doenças, promoção de saúde e compreensão do processo de saúde e adoecimento individual). Nesse contexto, surge a série “Unidade Básica” (UB) focando em representar tal modelo, dramatizando aspectos corriqueiros da Atenção Primária à Saúde (APS) brasileira. Este trabalho buscou avaliar a abordagem utilizada pelo projeto de extensão (PE) e qual seu impacto no conhecimento a respeito de temas relacionados à APS. Analisar a percepção da abordagem curricular de tais temas. Trata-se de uso pedagógico do conteúdo dramatúrgico em PE da FEMPAR “UBS em Cena”, que promoveu encontros virtuais, no primeiro semestre/2020, em que acadêmicos assistiram episódios da série UB e discutiram seus conteúdos, com interação entre alunos e profissionais, visando expandir conhecimentos sobre (APS). Aplicou-se questionário aos 20 alunos do PE, via Google Formulário, para avaliar a metodologia de ensino utilizada. Os alunos relataram, no formulário, um aumento pelo interesse no tema APS. 100% julgou que o PE alterou sua perspectiva e pré-conceitos sobre atendimentos na APS. 80% relatou que, mesmo quando já expostos a informações semelhantes em atividades curriculares, o PE expandiu conhecimentos acerca do Sistema Único de Saúde. 95% problematizaram o conteúdo do currículo acadêmico, indicando falta de contextualização prática do tema, como a da série. 100% consideraram abordagem virtual, com uso de mídias, válida no processo de aprendizado sobre temáticas práticas, no período de pandemia. Em conclusão, o uso da série UB, juntamente à abordagem virtual, são válidos como alternativa a conteúdos práticos na pandemia, pois proporcionaram aprofundamento dos conhecimentos relacionados à APS e aumento do interesse dos acadêmicos em tal, além da mídia digital também servir como um entretenimento. É possível inferir que o aproveitamento das atividades curriculares relacionadas à APS não está satisfatório, havendo necessidade de otimização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Mercer Coblinski, Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR)

Graduação em medicina na Faculdade Evangélica Mackenzie.

Eduardo Luis Barcella, Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR)

Graduação em medicina na Faculdade Evangélica Mackenzie.

Virgínia Xavier Wrublevski, Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR)

Graduação em medicina na Faculdade Evangélica Mackenzie.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Resumos