A Importância do protagonismo infanto-juvenil no processo de educação em saúde
Palabras clave:
Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Adolescente, Medicina de Família e ComunidadeResumen
A Educação Popular em Saúde (EPS) é uma importante ferramenta utilizada pela Medicina da Família e Comunidade (MFC). O campo da EPS se constitui pela valorização da escuta/diálogo e da ação, tendo Paulo Freire como inspiração teórica dessa prática. Para o filósofo, é necessário entender a realidade de cada indivíduo e dar voz aos educandos para a construção de uma ação eficaz e transformadora. Objetivou-se relatar a experiência de educação em saúde em uma instituição sem fins lucrativos, direcionada às crianças e adolescentes provenientes de situações de vulnerabilidade. A ação ocorreu no segundo semestre de 2019, por alunos de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Os estudantes foram divididos em grupos e realizaram discussões teóricas e visitas à instituição. Todas as atividades foram monitoradas pela docente da disciplina de Vivências III. Primeiramente, houve uma visita à Instituição, onde realizaram-se rodas de conversas para conhecer o local e levantar as demandas do público alvo, ação concordante com as ideias de Freire. Após isso, os estudantes retornaram à sala de aula para planejamento das ações a partir do tema “uso de drogas”, escolhido pela população-alvo. Foram organizadas atividades interativas, como quiz e jogo da memória, com o objetivo de incitar conscientização, troca de saberes e prevenção sobre o tema abordado. Posteriormente, foi feita outra visita à instituição para realização das atividades e efetivação do processo de educação em saúde. Houve participação ativa dos jovens e interesse em realizar as atividades. Por fim, integrar educação e saúde a partir de práticas que têm compromissos com promoção da qualidade de vida dos indivíduos foi transformador. Entender o processo educativo como horizontal e valorizar os sujeitos como protagonistas de seu aprendizado é indispensável. A estratégia aplicada pela disciplina resultou em trocas de experiências, diálogos e aprendizados.