A Importância do protagonismo infanto-juvenil no processo de educação em saúde

Autores

  • Mariana Franc Garcia Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) https://orcid.org/0000-0003-0890-7152
  • Alex Italo da Silveira Sales Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Eduardo Cunha Pugliesi Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Marcella Gonçalves de Laia Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Cláudia de Azevedo Aguiar Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) https://orcid.org/0000-0002-6946-0465

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Adolescente, Medicina de Família e Comunidade

Resumo

A Educação Popular em Saúde (EPS) é uma importante ferramenta utilizada pela Medicina da Família e Comunidade (MFC). O campo da EPS se constitui pela valorização da escuta/diálogo e da ação, tendo Paulo Freire como inspiração teórica dessa prática. Para o filósofo, é necessário entender a realidade de cada indivíduo e dar voz aos educandos para a construção de uma ação eficaz e transformadora. Objetivou-se relatar a experiência de educação em saúde em uma instituição sem fins lucrativos, direcionada às crianças e adolescentes provenientes de situações de vulnerabilidade. A ação ocorreu no segundo semestre de 2019, por alunos de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Os estudantes foram divididos em grupos e realizaram discussões teóricas e visitas à instituição. Todas as atividades foram monitoradas pela docente da disciplina de Vivências III. Primeiramente, houve uma visita à Instituição, onde realizaram-se rodas de conversas para conhecer o local e levantar as demandas do público alvo, ação concordante com as ideias de Freire. Após isso, os estudantes retornaram à sala de aula para planejamento das ações a partir do tema “uso de drogas”, escolhido pela população-alvo. Foram organizadas atividades interativas, como quiz e jogo da memória, com o objetivo de incitar conscientização, troca de saberes e prevenção sobre o tema abordado. Posteriormente, foi feita outra visita à instituição para realização das atividades e efetivação do processo de educação em saúde. Houve participação ativa dos jovens e interesse em realizar as atividades. Por fim, integrar educação e saúde a partir de práticas que têm compromissos com promoção da qualidade de vida dos indivíduos foi transformador. Entender o processo educativo como horizontal e valorizar os sujeitos como protagonistas de seu aprendizado é indispensável. A estratégia aplicada pela disciplina resultou em trocas de experiências, diálogos e aprendizados.

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Biografia do Autor

Mariana Franc Garcia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Acadêmica de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Alex Italo da Silveira Sales, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Acadêmico de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Eduardo Cunha Pugliesi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Acadêmico de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Marcella Gonçalves de Laia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Acadêmica de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Cláudia de Azevedo Aguiar, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

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Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Resumos