Percepção dos profissionais de saúde sobre a atuação de acadêmicos no contexto da Atenção Primária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.31877

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, estudantes, educação superior

Resumo

A Atenção Primária em Saúde (APS) é um cenário importante para a graduação dos cursos na área da saúde. Objetiva-se descrever e analisar a percepção dos profissionais da saúde de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) sobre a atuação dos acadêmicos de enfermagem, medicina e odontologia. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a profissionais atuantes na UBS em questão. A UBS apresentou recursos humanos adequados para atender às necessidades dos estudantes, mas uma insuficiência na estrutura física. A atuação dos estudantes traz contribuições para a organização do serviço e atendimento da população, apesar de diminuir a agilidade do serviço e limitar a longitudinalidade nos atendimentos. Conclui-se que a participação de estudantes na UBS agrega valor e é necessária para a formação acadêmica, como meio de ampliar a compreensão do processo saúde-doença e das possibilidades de cuidado.

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Biografia do Autor

Victória Ruas Freire Costa, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduanda em Medicina.

José Victor Afonso Freire, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Jaciara Aparecida Dias Santos, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Matheus Leite Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Antônio Cavalcanti Oliveira Filho, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Acadêmico do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros.

Isabelle Ramalho Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

 Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Fernanda Gabrielle Simões Torres, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Franciele Ornelas Cunha, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Maria Suzana Marques, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Mestra em Cuidado Primário em Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros. Docente dos cursos de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros e do Centro Universitário UNIFIPMOC - Montes Claros - Minas Gerais.

Aline Soares Figueiredo Santos, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros. Docente dos cursos de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros e das Faculdades Unidas do Norte de Minas, FUNORTE - Montes Claros - Minas Gerais.

Claudia Danyella Alves Leão Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Docente dos cursos de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros, do Centro Universitário UNIFIPMOC e das Faculdades Unidas do Norte de Minas, FUNORTE - Montes Claros - Minas Gerais.

Ariadna Janice Drumond Morais, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Mestra em Cuidado Primário em Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros. Docente dos cursos de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros e das Faculdades Unidas do Norte de Minas, FUNORTE - Montes Claros - Minas Gerais.

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Publicado

2021-10-18

Edição

Seção

Artigos Originais

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