Validação de questionário sobre conhecimento da Atenção Primária à Saúde para discentes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.29115

Palabras clave:

Atenção Primária à Saúde, Estudos de validação, Saúde coletiva, Educação Superior

Resumen

O estudo objetivou descrever o processo de elaboração e validação de um questionário que propõe avaliar o conhecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) para discentes de cursos de graduação da área da saúde. Trata-se de uma pesquisa metodológica, com as seguintes etapas: elaboração do questionário de coleta de dados, validação do conteúdo pelos juízes e adequação do instrumento, e aplicação do estudo piloto. A adequação dos itens ao questionário foi realizada utilizando-se critérios quantitativos, através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), e critérios qualitativos. Após reformulações, o questionário foi estabelecido contendo 39 itens específicos sobre a APS, adequados aos alunos de graduação da área da saúde. Conclui-se que o instrumento possui relevância e poderá ser utilizado para contribuir no ensino sobre a temática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karlyone Elizarda Martins de Souza Ferreira , Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Mestra em Ensino em Saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Assessora em Atenção Primária da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina.

Endi Lanza Galvão, Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Doutora em Saúde Coletiva. Estágio Pós-doutoral em Epidemiologia das Doenças Bucais (PNPD/Capes) pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

Paulo Sérgio de Souza Júnior, Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

Helisamara Mota Guedes, Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem e do Mestrado Ensino em Saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Bruno Henrique Ribeiro, Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Mestre em Ensino em Saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Técnico Administrativo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Liliane da Consolação Campos Ribeiro, Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Doutora em Ciências da Saúde. Professora do Departamento de Enfermagem e do Mestrado Ensino em Saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Publicado

2021-06-23

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a