Ações na área da sexualidade adolescente sob a perspectiva do programa Saúde na Escola: visão dos profissionais de saúde

Autores/as

  • Ana Paula Teixeira da Silva Carvalho Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) https://orcid.org/0000-0003-3918-5535
  • Jéssica Lopes Gomes Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) https://orcid.org/0000-0003-4080-0590
  • Isabella Mendes Gomes Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Gustavo Elias da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Albertino José Ferreira Neto Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) https://orcid.org/0000-0003-0237-8501
  • Nayanne Maria Magalhães Bringel Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Mônica Cecília Pimentel de Melo Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) http://orcid.org/0000-0003-4029-4886
  • Félix Alexandre Antunes Soares Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) https://orcid.org/0000-0002-6453-7902

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.15926

Palabras clave:

Saúde escolar, sexualidade, adolescente, profissional de saúde

Resumen

Buscou-se analisar a visão dos profissionais de saúde acerca das ações promovidas pelo Programa Saúde na Escola, no âmbito da sexualidade na adolescência. Estudo de abordagem qualitativa, exploratório e descritivo, realizado com 12 agentes comunitários de saúde, dois enfermeiros e um médico que atuavam na Unidade de Saúde da Família do Bairro Dom José Rodrigues, em Juazeiro, Bahia. Realizado através de entrevista semiestruturada com amostra qualitativa do tipo não-probabilística, intencional, por exaustão. Os depoimentos foram analisados por meio da análise de discurso. A temática sexualidade na adolescência ainda traz estigmas que não foram rompidos pelos profissionais de saúde, dificultando a abordagem com os adolescentes. Atrelado a isso, a escassez de capacitações torna o programa de cunho curativo, baseado no modelo biomédico em saúde. Apesar das dificuldades enfrentadas, os profissionais de saúde apontam possibilidades, embora reconheçam que não possuem preparo e que há deficiência na assistência das gestões. A parceria entre escola e unidade de saúde proposta pelo programa oportuniza o acesso do adolescente ao conhecimento e cuidados com a sua saúde, tornando-o um sujeito capaz de adotar posturas responsáveis.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Teixeira da Silva Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Jéssica Lopes Gomes, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Graduanda em medicina pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Isabella Mendes Gomes, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Graduanda em medicina pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Gustavo Elias da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Graduando em medicina pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Albertino José Ferreira Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Graduando em medicina pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Nayanne Maria Magalhães Bringel, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Enfermeira. Residente em Saúde da Família da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Mônica Cecília Pimentel de Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Enfermeira. Doutoranda em Educação em Ciências na UFRGS/UFSM/FURG. Mestra em Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher pela UFBA. Docente de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Félix Alexandre Antunes Soares, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Farmacêutico e bioquímico. Pós-doutor pela Universidade de Leon, na Espanha. Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado

2021-10-18

Número

Sección

Artigos Originais

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