ARTICULAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores/as

  • Raionara Cristina de Araújo Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisco Arnoldo Nunes de Miranda Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Ensino, saúde da família, recursos humanos em saúde, pesquisa metodológica em enfermagem.

Resumen

Identificar as contribuições e a relevância da articulação ensino-serviço na rede de atenção básica de uma capital do Nordeste. Estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com 15 sujeitos (05 enfermeiros, 05 médicos e 05 odontólogos) nas Unidades de Saúde da Família (USF) que integram o PET-Saúde, Natal (RN). Utilizou-se a entrevista individual semi-estruturada. A análise dos dados foi feita através da análise de conteúdo e análise léxica pelo ALCESTE. Respeitaram-se os preceitos éticos. A articulação ensino-serviço na formação de um novo profissional de saúde proporciona a integração do estudante com a comunidade e o serviço de saúde. Assim, essa integração parece causar uma revolução paradigmática nesses indivíduos, ao inserir um novo modo de fazer-ensinar saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raionara Cristina de Araújo Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira.  Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa: Ações promocionais e de atenção a grupos humanos em saúde mental e saúde coletiva. 

Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Orientador. Doutor em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Publicado

2016-10-17

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a