Estratégias de Educação Alimentar e Nutricional no ambiente escolar: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2018.v21.15522Palabras clave:
Educação Alimentar e Nutricional. Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde. Promoção da Saúde. Educação Infantil.Resumen
Esta revisão integrativa objetivou buscar e analisar a literatura publicada referente às estratégias de educação nutricional utilizadas na educação básica de escolas públicas e privadas para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis. A busca foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e a amostra final constituiu-se de 9 artigos, publicados em português na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Base de Dados em Enfermagem (BDENF) a partir de 2006, disponibilizados na íntegra e respondiam à pergunta “como estão sendo desenvolvidas as estratégias de educação nutricional na educação básica de escolas públicas e privadas?”. As práticas educativas, de caráter lúdico, foram desenvolvidas para alunos de 3 a 17 anos, de ambos os gêneros. As estratégias utilizadas nos estudos foram montagem da pirâmide alimentar, dinâmicas e discussões em grupo, dramatização, atividades de colorir, pintura, recorte, colagem e montagem de cartazes, jogos e brincadeiras, exibição de filmes, massa de modelar, palestra, explanação de história, oficinas culinárias, montagem de maquete, elaboração de jornal sobre alimentação e concurso de slogan e de música. Foi observada mudança de comportamento e formação de novos hábitos alimentares após as intervenções, mas não foi possível avaliar a manutenção desses hábitos por um período maior de tempo. As ações educativas no ambiente escolar devem acontecer de forma contínua e sistemática e são necessários mais estudos que avaliem as mudanças de comportamento e formação de novos hábitos alimentares por um período mais longo de tempo.