Estratégias de Educação Alimentar e Nutricional no ambiente escolar: uma revisão integrativa

Authors

  • Wagner Alessandro dos Reis Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Centro de Pesquisa Valéria Paschoal (VP Centro de Nutrição Funcional)/Universidade Cruzeiro do Sul.
  • Amanda Márcia dos Santos Reinaldo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2018.v21.15522

Keywords:

Educação Alimentar e Nutricional. Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde. Promoção da Saúde. Educação Infantil.

Abstract

Esta revisão integrativa objetivou buscar e analisar a literatura publicada referente às estratégias de educação nutricional utilizadas na educação básica de escolas públicas e privadas para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis. A busca foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e a amostra final constituiu-se de 9 artigos, publicados em português na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Base de Dados em Enfermagem (BDENF) a partir de 2006, disponibilizados na íntegra e respondiam à pergunta “como estão sendo desenvolvidas as estratégias de educação nutricional na educação básica de escolas públicas e privadas?”. As práticas educativas, de caráter lúdico, foram desenvolvidas para alunos de 3 a 17 anos, de ambos os gêneros. As estratégias utilizadas nos estudos foram montagem da pirâmide alimentar, dinâmicas e discussões em grupo, dramatização, atividades de colorir, pintura, recorte, colagem e montagem de cartazes, jogos e brincadeiras, exibição de filmes, massa de modelar, palestra, explanação de história, oficinas culinárias, montagem de maquete, elaboração de jornal sobre alimentação e concurso de slogan e de música. Foi observada mudança de comportamento e formação de novos hábitos alimentares após as intervenções, mas não foi possível avaliar a manutenção desses hábitos por um período maior de tempo. As ações educativas no ambiente escolar devem acontecer de forma contínua e sistemática e são necessários mais estudos que avaliem as mudanças de comportamento e formação de novos hábitos alimentares por um período mais longo de tempo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wagner Alessandro dos Reis, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Centro de Pesquisa Valéria Paschoal (VP Centro de Nutrição Funcional)/Universidade Cruzeiro do Sul.

Nutricionista, Especialista em Formação Pedagógica para Profissionais de Saúde, pós-graduado em Nutrição Esportiva Funcional, em Fitoterapia Funcional e em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul/VP Centro de Nutrição Funcional, professor dos cursos de pós-graduação Lato Sensu da Universidade Cruzeiro do Sul/VP Centro de Nutrição Funcional.

Amanda Márcia dos Santos Reinaldo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Enfermeira, Pesquisadora líder do Núcleo de estudos e pesquisa em saúde mental, álcool e outras drogas, Mestre e Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo, Especialista em Dependência Química pela OPAS/OMS, docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Published

2020-01-24

Issue

Section

Artigos de Revisão