EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO TRATAMENTO DO DIABETES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: VENCENDO BARREIRAS

Authors

  • Pauline Cristiane Moura Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte
  • Geórgia das Graças Pena Pena Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juliana Bohnen Guimaraes Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte
  • JANICE SEPULVEDA REIS Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2018.v21.15607

Keywords:

Diabetes Mellitus, Educação Alimentar e Nutricional, Atenção Primária à Saúde.

Abstract

O diabetes é um problema de saúde pública que exige acompanhamento nutricional constante para alcance de metas do tratamento e a maioria das pessoas são atendidas nas Unidades Básicas de Saúde, onde o relato de dificuldades com o plano alimentar e não adesão ao tratamento são frequentes. O objetivo deste estudo foi avaliar um programa de educação nutricional diferenciado para Estratégias de Saúde da Família e identificar fatores que dificultam o seguimento do plano alimentar. Trata-se de um estudo longitudinal, com 77 pessoas com diabetes, que foram clinicamente avaliados, receberam educação e orientação nutricional em um programa individual de 60 minutos, sendo reavaliados em 3 meses, com melhora significativa da qualidade alimentar (diminuição do consumo mensal de óleo e açúcar e melhora do perfil de ingestão alimentar), e identificação dos principais fatores que limitavam o tratamento, como comer em menor quantidade, alimentar-se em horários regulares, as restrições alimentares e a ansiedade. Não houve associação entre dificuldade em seguir a dieta com as variáveis renda, escolaridade e estado civil. Educação nutricional focada em diferentes realidades, com baixo custo e fácil realização, é possível de ser realizada na Atenção Primária com bons resultados, abrindo a perspectiva para diferenciação do programa de educação em grupos, com otimização do tempo dos profissionais nesta realidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pauline Cristiane Moura, Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte

Pós Graduação- Mestrado Profissional

Juliana Bohnen Guimaraes, Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte

Pós Graduação- Mestrado Profissional

JANICE SEPULVEDA REIS, Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte

Pós Graduação- Mestrado Profissional

Published

2018-12-20

Issue

Section

Artigos Originais