FATORES ASSOCIADOS À OBESIDADE EM IDOSOS QUILOMBOLAS, BAHIA, BRASIL

Autores

  • Daniela Arruda Soares Universidade Federal da Bahia
  • Clavdia Nicolaevna Kochergin Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.15768

Palavras-chave:

Obesidade, Idoso, Índice de Massa Corporal, Grupo com ancestrais do continente africano

Resumo

Este trabalho teve como objetivo estimar a prevalência e os fatores associados à obesidade em idosos residentes em comunidades quilombolas no sudoeste da Bahia, Brasil, segundo dois pontos de corte para o IMC. Estudo transversal de base populacional, com amostra de 177 idosos. Os desfechos adotados levaram em consideração o critério baseado na OMS (IMC >30,0Kg/m2) e o baseado em Lipschitz (IMC >27,0Kg/m2).As variáveis independentes foram sócio-demográficas, comportamentais e de saúde. Regressão de poisson com variância robusta uni e multivariável foram utilizados para construir os modelos de fatores associados de forma independente à obesidade. A prevalência de obesidade foi de 18,64% para o critério da OMS e de 33,90% para o critério de Lipschitz, sendo maior entre as mulheres em ambos. Na análise dos fatores associados à obesidade segundo a OMS, observou-se que a razão de prevalência do desfecho foi maior entre as mulheres quando comparado com os homens, bem como aumento do efeito da associação entre idosos com maior escolaridade. Para o critério de Lipschitz, a prevalência de obesidade foi maior entre as mulheres e, entre os que possuíam mais de 8 anos de estudo, sendo que a idade protegeu os idosos contra a obesidade. Os resultados mostraram que a obesidade foi considerada elevada entre idosos quilombolas, notadamente para o critério que considerou o menor ponto de corte. O uso de um ponto de corte mais sensível pode auxiliar no direcionamento de ações estratégicas no âmbito da promoção, prevenção e tratamento da obesidade na terceira idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Arruda Soares, Universidade Federal da Bahia

Doutora pelo programa de Pós graduação em Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerias. Docente do Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira, Universidade Federal da Bahia.

Clavdia Nicolaevna Kochergin, Universidade Federal da Bahia

Doutora pelo programa de Pós graduação em Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerias. Docente do Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira, Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2018-01-25

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)