CUIDADOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE – INTEGRANDO VIGILÂNCIA, CLÍNICA E HUMANIZAÇÃO

Autores

  • André Luis Alves de Quevedo Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. Assessoria Técnica e de Planejamento (ASSTEPLAN).
  • Pauline Müller Pacheco Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (UFRGS)
  • Vanessa Lora Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS), da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, Brasil
  • Eloá Rossoni Coordenadora do Programa de Residência Integrada em Saúde, Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul; Docente da Faculdade de Odontologia (UFRGS).

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde, Serviços de Saúde, Humanização da assistência, Vigilância em Saúde Pública

Resumo

Este trabalho teve origem na integração teórico-prática das atividades da ênfase Atenção Básica em Saúde Coletiva, da Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A proposta foi realizar um estudo de caso acerca de uma família, do território de uma Estratégia de Saúde da Família, discutindo a temática das imunizações a partir de um contexto real e possível. Utilizou-se como método a proposta do Projeto Terapêutico Singular, da Política Nacional da Humanização, do Ministério da Saúde. Os dados foram coletados entre os meses de novembro e dezembro de 2011. Os resultados demonstraram a potência do trabalho na Atenção Primária em Saúde pela interseção dos modelos tecnoassistenciais da vigilância, da clínica e da humanização. Entre os instrumentos de intervenção, a visita domiciliar apresentou-se como um disparador de potencialização das práticas em saúde no território. Por fim, concluiu-se que a atenção desprendida na saúde deve ir além das teceduras da vida, de cada usuário, família e comunidade. Assim, faz-se necessário um trabalho interdisciplinar da equipe de saúde, capaz de articular a rede, seja de serviços, seja social e afetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luis Alves de Quevedo, Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. Assessoria Técnica e de Planejamento (ASSTEPLAN).

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Epidemiologia, Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Saúde - Enfermeiro, da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, lotado na Assessoria Técnica e de Planejamento (ASSTEPLAN). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2010), Residência em Atenção Básica em Saúde Coletiva - Enfermagem - pelo Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS), da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, Brasil (2013). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema Único de Saúde (SUS), políticas públicas de saúde e avaliação em saúde.

Pauline Müller Pacheco, Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (UFRGS)

Nutricionista (CRN 9499), formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com residência em Atenção Básica em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública/RS. Mestre em Epidemiologia (UFRGS). Atualmente Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Epidemiologia da UFRGS.

Vanessa Lora, Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS), da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, Brasil

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Fisiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Residência Integrada em Saúde, na ênfase Atenção Básica em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. Especializanda em Saúde Coletiva e Educação na Saúde pela UFRGS no Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Ações à Saúde do Ministério da Saúde (DAB/SAS/MS). Atualmente, desenvolve suas atividades na Coordenação-Geral de Acompanhamento e Avaliação, no DAB/SAS/MS.

Eloá Rossoni, Coordenadora do Programa de Residência Integrada em Saúde, Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul; Docente da Faculdade de Odontologia (UFRGS).

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1981), especialização em odontologia preventiva e social, especialização em metodologia do ensino superior, mestrado em Ciências Biológicas - Bioquimica, em 1996 e doutorado em Educação (2010), também pela UFRGS. É técnico-científico da Secretaria Estadual de Saúde RS desde 1984. De 1994 a 2012 atuou no Centro de Saúde Escola Murialdo onde exerceu as funções de: coordenadora adjunta de ensino e pesquisa (1999-2002), coordenadora de ensino e pesquisa (2003-2007), coordenadora da residência multiprofissional e coordenadora do Centro de Saúde-Escola Murialdo (2009-2012). Atualmente, coordena o Programa de Residência Integrada em Saúde, vinculado a Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul e é membro do Comitê de Ética e Pesquisa em Saúde/ESP. Atua como docente da graduação na Faculdade de Odontologia, UFRGS, desde 1984, com inserção nos programas de reorientação da formação profissional (PRO-SAUDE I e II ), Coordenadoria de Saúde/UFRGS, Disciplina de Práticas Integradas e Estágio Curricular Supervisionado I da Odontologia. Orienta trabalhos de conclusão de curso de especialização em Práticas Pedagógicas em Serviços de Saúde- FACED/UFRGS, GHC. ESP e Gestão da Assistência Farmacêutica-UNASUS/UFSC. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção Primária/Básica, pesquisando principalmente os seguintes temas: processos formativos e de trabalho na atenção básica, especialmente da residência integrada/multiprofissional em saúde, trabalho em equipe, integralidade em saúde, estágios curriculares e mudanças da formação na graduação.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-02-22

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)