ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS DE USUÁRIOS DE MEDICAMENTOS EM UMA UNIDADE DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Denise Bueno
  • Giliane Dorneles Guerin Escola de Saúde Pública-RS
  • Eloá Rossoni Escola de Saúde Pública-RS

Palavras-chave:

Assistência farmacêutica, Medicamentos, Saúde Coletiva.

Resumo

Itinerários terapêuticos representam os caminhos percorridos por indivíduos na tentativa de solucionar seus problemas de saúde. O objetivo deste trabalho foi o de analisar o percurso de usuários, quando não foram atendidas as necessidades prescritivas de medicamentos em uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família pertencente ao Distrito Partenon/Lomba do Pinheiro, no município de Porto Alegre, RS. Partindo-se de um cadastro de usuários que não tiveram suas necessidades prescritivas totalmente atendidas, efetuou-se a aplicação de um questionário em visita domiciliar. Foram entrevistados usuários com idade entre 53 e 85 anos em visitas domiciliares. Os resultados indicaram que a falta de recursos financeiros, dificuldade física de locomoção, efeitos colaterais, receita médica não legível, falta do medicamento nas Farmácias Distritais do município, receios relacionados a efeitos atribuídos ao  medicamento, “burocracia” dos serviços acessados são os principais fatores que dificultam o cumprimento do itinerário terapêutico. Quando não disponível o medicamento na unidade de saúde, a maioria dos usuários (60%) referiu comprar. Com relação à comunicação da equipe de saúde da família na orientação dos fluxos que o usuário deveria acessar para adquirir o medicamento, 25% dos entrevistados referiram que a equipe não forneceu informações necessárias sobre o local alternativo para a aquisição do medicamento que estava faltando. Considerar a análise do itinerário terapêutico em usuários de medicamentos é pensar em uso racional do medicamento, integralidade, e intersetorialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giliane Dorneles Guerin, Escola de Saúde Pública-RS

Farmacêutica do Programa de Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS), Ênfase em Atenção Básica em Saúde Coletiva

Eloá Rossoni, Escola de Saúde Pública-RS

Coordenadora do Programa de Residência Integrada em Saúde Centro de Saúde Escola Murialdo (CSEM)/Escola de Saúde Pùblica e Professora Adjunta da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Downloads

Publicado

2014-11-03

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)