Subjetividade e diálogo na educação em saúde: práticas de agentes comunitários em equipe de saúde da família

Autores

  • Maria Beatriz Pragana Dantas Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Rejane Ferreira da Silva Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - CpqAM/FIOCRUZ
  • Kátia Virgínia de Oliveira Feliciano Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP)

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Saúde da Família. Atenção Primária à Saúde. Diálogo. Comunicação em Saúde.

Resumo

Este artigo tem como proposta refletir sobre as concepções e as práticas de educação em saúde de agentes comunitários (ACS) em uma unidade da estratégia saúde da família (ESF) no município de João Pessoa, no que diz respeito ao diálogo e à (inter)subjetividade. A proposta da promoção da saúde e da ESF, em sua perspectiva transformadora, remete a práticas educativas dialógicas baseadas na construção compartilhada do conhecimento, no respeito ao saber popular e na construção de alternativas de transformação das condições de vida e saúde da população. Realizou-se pesquisa avaliativa utilizando metodologia qualitativa, mediante entrevista semi-estruturada e observação do trabalho de uma equipe de saúde da família, de novembro de 2008 a março de 2009. As concepções de educação e saúde presentes nas falas das ACS apontam para conceitos e práticas que combinam características do modelo tradicional com a construção de relações com os usuários em que se identifica abertura ao outro e aos seus contextos de vida. A valorização do vínculo e da confiança como elementos essenciais ao trabalho educativo permite supor, no que diz respeito às disposições subjetivas das ACS, uma abertura à realização de práticas dialógicas e participativas. O contexto institucional mostrou-se limitante a essas perspectivas, indicando a necessidade de mudanças na organização do trabalho e no modelo assistencial de modo a constituir uma maior permeabilidade às demandas da população e condições para a realização de ações educativas baseadas no diálogo livre de coerções e no reconhecimento do outro como interlocutor legítimo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Beatriz Pragana Dantas, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - CPqAM/FIOCRUZ. Docente do Depto. de Nutrição da Universidade Federal da Paraíba. Médica. Mestre em Saúde Pública U. Chile

Maria Rejane Ferreira da Silva, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - CpqAM/FIOCRUZ

Docente da Universidade de Pernambuco e colaboradora do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães – CpqAM/FIOCRUZ. Doutora em Saúde Pública / Universidad Autônoma de Barcelona. Endereço: U. de Pernambuco. R. Arnóbio Marques, 310. Sto. Amaro. 50100-130 – Recife, PE – Brasil.

Kátia Virgínia de Oliveira Feliciano, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP)

Docente e pesquisadora do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), doutora em Medicina Preventiva / Universidade de São Paulo. Endereço: Rua dos Coelhos, 300, Boa Vista. 50070-550 – Recife, PE – Brasil.

Downloads

Publicado

2010-10-17

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)