A Influência do Número de Delegados sobre o Local das Reuniões Associativas Internacionais, a Nível Nacional: uma análise exploratória da última década

  • Pedro Miguel Carvalho Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Miguel Ángel Márquez Universidad de Extremadura
  • Montserrat Díaz-Méndez Universidade de Extremadura
Palavras-chave: Turismo de negócios, Reuniões associativas, MICE, Planeamento turístico.

Resumo

Este artigo visa analisar a evolução das reuniões associativas internacionais e do número de delegados das reuniões associativas internacionais, assim como compreender, de forma exploratória, se os planeadores de reuniões, tendem a ir de encontro aos requisitos esperados pelos principais intervenientes numa reunião internacional. Para efeitos da realização do estudo, foi desenvolvida uma análise exploratória de dados, no período de 2002 a 2009, provenientes da International Congress and Convention Association (ICCA). Os resultados mostram que, os Estados Unidos e a Alemanha lideraram ininterruptamente o ranking de países com maior número de reuniões associativas e delegados e, indiciam fortemente que, os planeadores de reuniões tomam em consideração os interesses dos executivos das associações e dos respetivos participantes, no processo de escolha do local da reunião associativa internacional. Os resultados têm implicações importantes na postura a adotar pelos delegados e executivos das associações, assim como no desenvolvimento de políticas públicas.

Biografia do Autor

Pedro Miguel Carvalho, Instituto Politécnico de Viana do Castelo

* Doutor em Administração de Empresas, mestre em Marketing e licenciado em Organização e Gestão de Empresas. Professor de Marketing ao nível da licenciatura e mestrado no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal). A sua investigação envolve tópicos relacionados com o marketing turístico e marketing relacional. [ pc@estg.ipvc.pt ]

 

Miguel Ángel Márquez, Universidad de Extremadura

** Doutor em Ciências Económicas e Empresariais. Diretor do Departamento de Economia na Universidade da Extremadura (Espanha). Secretário Científico da Associação Espanhola de Ciência Regional (AECR). Investigador Afiliado no Regional Economics Applications Laboratory (University of Illinois, USA). O seu principal trabalho de investigação tem envolvido uma variedade de tópicos relacionados com a economia regional e crescimento económico. [ mmarquezunex@gmail.com ]

Montserrat Díaz-Méndez, Universidade de Extremadura
*** Doutora em Administração de Empresas e licenciada em Administração e Direção de Empresas. Professora de Comunicação e Ética Comercial na Faculdade de Ciências Económicas e Empresarias na Universidade da Extremadura.Realizou estâncias de investigação na Universidade de Estocolmo com o Professor Evert Gummesson e na Universidade de Leicester com o Professor Michael Saren. [ mdmendez@unex.es ]

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Publicado
2018-09-30
Seção
ESTUDOS DE CASO / CASE STUDY / ANÁLISIS DE CASO