CASA DE HÓSPEDES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE TURISMO

  • Mariana Schaper
  • Carolina Lescura de Carvalho Castro Universidade Federal de Ouro Preto/ UFOP
  • Rhuan Navarro
  • Vinicius Santos
  • Ricardo Fonseca Filho

Resumo

A Casa de Hóspedes - CH proporciona hospedagem a pesquisadores, professores e outros profissionais qualificados, visitantes na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, durante o período de sua colaboração com a Instituição, assim como, utiliza o seu espaço para a pesquisa, ensino e extensão, atendendo principalmente ao curso de Turismo da Universidade nesse âmbito. Diante deste fato, o presente trabalho tem por objetivo analisar a relevância da CH como prática pedagógica para o curso de Turismo da UFOP. Para realização da pesquisa de campo de caráter qualitativo, utilizou-se dois instrumentos de coleta de dados: entrevista semiestruturada e formulário estruturado via Google Forms a amostra de 15 pessoas, sendo 4 docentes e 11 discentes que atuam ou que já atuaram na CH. Os resultados apontaram que, embora a CH precise ser aprimorada em alguns pontos específicos, ela consegue se posicionar como um local onde práticas e aprendizados diversos podem ser adquiridos. Com este trabalho, espera-se que novas pesquisas no tocante à CH sejam desenvolvidas, bem como uma reflexão a respeito da gestão do espaço físico pelo Departamento de Turismo da UFOP.

Biografia do Autor

Carolina Lescura de Carvalho Castro, Universidade Federal de Ouro Preto/ UFOP
Possui graduação em turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2009). Atualmente é pesquisador da Universidade Federal de Lavras, professora assistente da Universidade Federal Fluminense e tutor de marketing da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organização Familiar, atuando principalmente nos seguintes temas:  empresa familiar, teoria organizacional, turismo, gestão de pessoas.
Publicado
2020-11-05
Seção
RELATO DE EXPERIÊNCIA / CASE REPORT / INFORME DE EXPERIENCIA