Marketing turístico do destino Paraná: atrativos, segmentos e sua distribuição no estado

Autores/as

  • Diogo Luders Fernandes
  • Elieti Fátima de Goveia
  • Graziela Scalise Horodyski
  • José Manoel Gonçalves Gandara

Resumen

O desenvolvimento do turismo necessita de um planejamento responsável, gerando produtos de qualidade que contribuam com o uxo de turistas nas destinações, de forma harmoniosa com o meio ambiente. Neste contexto, a gestão de marketing visa compreender o mercado turístico antecipando as mudanças, prevendo tendências e alterações nos desejos dos turistas, adaptando a oferta do destino com intuito de manter a atratividade e a satisfação dos visitantes e visitados. Este estudo tem como objetivo identi car a distribuição espacial dos principais atrativos turísticos no estado
do Paraná nas regiões consideradas não prioritárias para o desenvolvimento do turismo para, assim, veri car quais são e onde estão os demais produtos turísticos paranaenses. Esta pesquisa, de caráter quantitativo, descritivo e exploratório, envolveu questionários aplicados aos 54 membros do Conselho Consultivo de Turismo do Paraná, e, após a tabulação destes dados, foi elaborada uma Matriz BCG com os principais atrativos do Estado. O estudo identi cou quais são e onde se encontram tais produtos, destacando-se 18 atrativos turísticos em regiões turísticas distintas das prioritárias para o desenvolvimento do turismo. Veri cou-se a existência de diversos segmentos que podem ser trabalhados em outras regiões do Paraná, que, a partir de um planejamento de marketing, podem dinamizar o turismo, aumentando o fluxo e o tempo de permanência dos turistas.

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Publicado

2013-05-02

Cómo citar

Fernandes, D. L., Goveia, E. F. de, Horodyski, G. S., & Gandara, J. M. G. (2013). Marketing turístico do destino Paraná: atrativos, segmentos e sua distribuição no estado. Anais Brasileiros De Estudos Turísticos, 2(2), 65–78. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3027

Número

Sección

PESQUISA EMPÍRICA / EMPIRICAL RESEARCH / INVESTIGACIÓN EMPÍRICA