A Pesquisa em Marketing Turístico: uma análise da produção acadêmica apresentada no Seminário da ANPTUR de 2006 a 2010

  • Mirna de Lima Medeiros
  • Fabiana Gondim Mariutti
  • Danielle Fernandes Costa Machado

Resumo

Com a evolução do mercado, o aumento da competitividade e a importância econômica crescente da atividade turística,a área do marketing se desenvolve cada vez mais como vertente de estudos no meio acadêmico e de negócios do turismo. Diante disso, o objetivo deste estudo foi a avaliação de cinco anos da produção científi ca sobre marketing turístico apresentada nos Seminários da ANPTUR (Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo), considerando-o como principal fórum de discussão acadêmica no âmbito do turismo no país. De caráter exploratório, esta pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa identifi cou cinquenta e seis artigos, os quais foram agrupados e analisados comparativamente com base nas categorias de linhas de pesquisa em marketing turístico de Alcañiz et al (2008). Foi possível perceber as temáticas de maior interesse, bem como a existência de carências e lacunas que poderiam ser mais debatidas no evento. De acordo com esse agrupamento, a maioria dos artigos é da área de Funções de Marketing, seguido dos artigos de Ambiente de Marketing. Verifi cou-se também certa carência de artigos com relação à Pesquisa em Marketing.
Publicado
2012-11-27
Seção
RESULTADOS DE PESQUISA EMPÍRICA / EMPIRICAL RESEARCH RESULTS / RESULTADOS DE INVESTIGACIÓN EMPÍRICA