Observatório de Turismo da Serra da Estrela – Um Instrumento para a Sustentabilidade do Turismo na Serra da Estrela – Portugal

  • Vitor Roque Escola Superior de Turismo e Hotelaria | Instituto Politécnico da Guarda
  • Gonçalo Fernandes Escola Superior de Turismo e Hotelaria | Instituto Politécnico da Guarda
  • Anabela Sardo Escola Superior de Turismo e Hotelaria | Instituto Politécnico da Guarda
Palavras-chave: Inovação, Internet, Turismo, Sustentabilidade, Observatório de Turismo da Serra da Estrela, Serra da Estrela – Portugal

Resumo

O Turismo é um dos setores económicos onde a informação desempenha um papel fundamental. Deste modo, a gestão da informação, nas empresas e instituições ligadas ao Turismo, é determinante para o seu sucesso com o aumento progressivo da troca de conhecimento pela Internet.

O Observatório de Turismo da Serra da Estrela assenta na concretização de uma plataforma tecnológica cuja filosofia, estrutura e organização será marcada por estudos de base científica da área do Turismo, na região da Serra da Estrela, e pela produção de informação crítica, para o setor turístico, ao nível da avaliação e da monitorização da oferta e da procura.

Este observatório procura, em simultâneo, colaborar com os agentes turísticos no sentido de facilitar ou proporcionar o equacionamento de estratégias de ação, que fomentem a atratividade turística, dinamizem produtos, gerem iniciativas de negócios, fortaleçam as identidades naturais e culturais e identifiquem tendências.

Biografia do Autor

Vitor Roque, Escola Superior de Turismo e Hotelaria | Instituto Politécnico da Guarda

Mestre em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, investigador da UDI (Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior) do Instituto Politécnico da Guarda e do Cetac.media (Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação) da Universidade de Aveiro.

Professor Adjunto equiparado, no departamento de Turismo e Lazer da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda.   

 

Gonçalo Fernandes, Escola Superior de Turismo e Hotelaria | Instituto Politécnico da Guarda

Doutor em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa, investigador da UDI (Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior) do Instituto Politécnico da Guarda e do e.Geo (Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional) da Universidade Nova de Lisboa.

Professor Adjunto, no departamento de Turismo e Lazer da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda.   

Anabela Sardo, Escola Superior de Turismo e Hotelaria | Instituto Politécnico da Guarda

Mestre em Estudos Portugueses pela Universidade de Aveiro, investigador da UDI (Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior) do Instituto Politécnico da Guarda.

Professor Adjunto, no departamento de Línguas e Cultura da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda.   

Publicado
2013-05-01
Seção
RESULTADOS DE PESQUISA EMPÍRICA / EMPIRICAL RESEARCH RESULTS / RESULTADOS DE INVESTIGACIÓN EMPÍRICA