Por um turismo sustentável? Uma análise à luz das abordagens de desenvolvimento no planejamento público do turismo em Minas Gerais (2007-2010)

  • Érica Beranger Silva Soares Universidade Federal de Viçosa/ UFV
  • Magnus Luiz Emmendoerfer Universidade Federal de Viçosa/ UFV
Palavras-chave: Desenvolvimento do turismo. Planejamento Público Estadual. Sustentabilidade.

Resumo

Este estudo descritivo tem como objetivo caracterizar o período mais recente da administração pública em Minas Gerais (2007-2010), observando, a partir da Política Nacional de Turismo e do contexto da gestão pública estadual, as evidências sobre um possível direcionamento para o desenvolvimento sustentável do turismo no Planejamento Público Estadual. O eixo teórico versa sobre abordagens que relacionam desenvolvimento do turismo, planejamento público e sustentabilidade. A estruturação da coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa documental, bibliográfica e duas entrevistas com gestores da Secretaria Estadual de Turismo de Minas Gerais (SETUR). Tais gestores foram identificados como agentes estratégicos para essa análise,que ocorreu por meio de Análise de Conteúdo. Constatou-se no planejamento analisado um direcionamento voltado para odesenvolvimento sustentável do turismo, considerando as abordagens adotadas neste estudo. Este direcionamento é verificado principalmente nas ações pautadas nos conceitos de regionalização e clusterização, que, de acordo com a teoria apresentada, devem ser considerados no planejamento estratégico em prol do desenvolvimento sustentável do turismo. Apesar disso, tal constatação não é suficiente para que se classifique o Planejamento Público Estadual de Minas Gerais (2007-2010) como um exemplo de planejamento para o turismo sustentável, pois a análise restringe-se aos direcionamentos adotados pela Política Estadual de Turismo. Para tanto, torna-se necessário verificar as percepções da Sociedade Civil Organizada no contexto das localidades contempladas pelo plano, além de observar as mudanças ocorridas nestes locais, pois a sustentabilidade do turismoimplica no atendimento do desejo das comunidades relacionadas ao espaço trabalhado.

Biografia do Autor

Érica Beranger Silva Soares, Universidade Federal de Viçosa/ UFV
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa.
Magnus Luiz Emmendoerfer, Universidade Federal de Viçosa/ UFV
Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política. Professor do Programa de Programa de Pós-graduação em Administração – Públicado Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa. E-mail: magnus@ufv.br.
Publicado
2012-05-07
Seção
RESULTADOS DE PESQUISA EMPÍRICA / EMPIRICAL RESEARCH RESULTS / RESULTADOS DE INVESTIGACIÓN EMPÍRICA