Uma Análise da Competitividade do Destino Sarikamiş na Perspectiva dos Atletas de Luge: a relação entre a experiência do turismo e a competitividade percebida do destino
Resumo
O objetivo desta pesquisa é examinar a competitividade do destino Sarıkamış a partir da perspectiva dos atletas de Luge [trenó] participantes da competição do Campeonato Interclubes Natural Luge Turquia de 2019. A pesquisa também visa revelar a relação entre a percepção da competitividade do destino e a experiência turística. Duas questões de pesquisa foram abordadas nesta pesquisa. A primeira questão era examinar até que ponto a competitividade do destino Sarikamis a partir da perspectiva dos atletas de Luge. A segunda questão era revelar a relação entre a experiência turística e a percepção da competitividade do destino. Os atletas de Luge têm a oportunidade de ganhar experiência em uma ampla gama de estações de esqui na área nacional ou internacional. Portanto, as perspectivas dos atletas experientes são importantes para determinar os elementos de vantagem competitiva do destino Sarikamis. A coleta de dados desta pesquisa é o questionário realizado com os atletas de Luge que participam da competição (n = 191). Os resultados indicaram a competitividade do destino Sarikamis a partir da perspectiva dos atletas de calibre que as três pontuações médias mais altas foram "A imagem geral favorável do destino na comunidade global", “o compromisso do destino em promover uma imagem positiva” e daí se segue: “o compromisso do destino em proporcionar um ambiente seguro e protegido”. A pesquisa também revelou que a percepção dos atletas sobre a competitividade do destino e a experiência turística do destino estão positivamente relacionadas umas com as outras. A pesquisa forneceu implicações gerenciais para os gerentes de destino e marqueteiros do Sarıkamış com base nos resultados da pesquisa. Estudos de imagem eficazes devem ser conduzidos para garantir que o Sarıkamış Cıbıltepe Ski Centre possa competir com outros destinos internacionalmente. No Centro de Esqui Sarıkamış Cıbıltepe, serviços de saúde de alta qualidade devem ser fornecidos contra possíveis lesões e acidentes dos atletas.
Palavras-chave: Competitividade no Destino; Experiência Turística; Turismo Esportivo, Atletas de Luge, Sarıkamıs
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.