Autonomia e Responsabilização

um desafio para a gestão escolar

Autores

  • Márcia Cristina da Silva Machado Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Autonomia e Responsabilização, Gestão Estratégica e Participativa, Planejamento e Avaliação

Resumo

Buscando elucidar as relações de interdependência que se estabelecem entre a escola e as suas instâncias superiores no processo de construção da autonomia escolar, o presente artigo apresenta a gestão estratégica e participativa como um caminho para a construção da autonomia nos sistemas educacionais, em particular nas escolas. As autoras abordam a importância de se pensar os sistemas educacionais como organizações complexas, nas quais a autonomia de uma unidade é sempre relativa, trazendo para discussão a concepção de responsabilização como consequência do processo de autonomia escolar. Nesse sentido, é destacada a necessidade da utilização do planejamento e da avaliação como instrumentos de gestão.

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Referências

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Como Citar

Machado, M. C. da S. . (2020). Autonomia e Responsabilização: um desafio para a gestão escolar. Pesquisa E Debate Em Educação, 2(2), 9–23. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32341

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