Desigualdades de oportunidades educacionais

perspectivas teóricas contemporâneas

Autores

  • Orcione Aparecida Vieira Pereira Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Oportunidades educacionais, Desigualdades sociais, Sociologia da Educação

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir os argumentos de diferentes perspectivas teóricas acerca da desigualdade de oportunidades educacionais, em especial inspiradas pelo Liberalismo, pela Teoria da Reprodução e pela Escolha Racional. Contrastam-se tais teses para analisar como se interpretam a produção de oportunidades educacionais na contemporaneidade. Especial atenção se dedica ao Ensino Superior e sua democratização, apresentando como as desigualdades se expressam intra-sistemas, seus limites e potencialidades de realização social, e o decorrente processo de estratificação social que caracteriza as sociedades contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orcione Aparecida Vieira Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais

O objetivo deste artigo é discutir os argumentos de diferentes perspectivas teóricas acerca da desigualdade de oportunidades educacionais, em especial inspiradas pelo Liberalismo, pela Teoria da Reprodução e pela Escolha Racional. Contrastam-se tais teses para analisar como se interpretam a produção  de oportunidades educacionais na contemporaneidade. Especial atenção se dedica ao Ensino Superior e sua democratização, apresentando como as desigualdades se expressam intra-sistemas, seus limites e potencialidades de realização social, e o decorrente processo de estratificação social que caracteriza as sociedades contemporâneas.

Referências

BALLANTINE, J. H.; SPADE, J. Z. Getting starded: understanding education throught sociological theory. In: BALLANTINE, J. H.; SPADE, J. Z. (Eds.). Schools and society: a sociological approach to education. Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, Inc., 2012. p. 13-29.
BARBOSA, M. L. O. Desigualdade e Desempenho: uma introdução à sociologia da escola brasileira. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2011.
BERTONCELO, E. R. E. As classes na teoria sociológica contemporânea. BIB,São Paulo, n. 67, jan./jun. 2009, p. 25-49. Disponível em: <http://sociologia.fflch. usp.br/sites/sociologia.fflch.usp.br/files/As%20classes%20na%20teoria%20sociol%C3%B3gica%20contempor%C3%A2nea_0.pdf>. Acesso em: 10 out. 2014.
BOUDON, R. Efeitos perversos e ordem social. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
______. A desigualdade das oportunidades. Brasília: Editora UnB, 1981.
BOURDON, R; BOURRICAUD, F. Dicionário crítico de sociologia. 2. ed. São Paulo: Ática, 2001.
BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2008.
______. PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves S. A., 1982.
FERNANDES, D. C. Estratificação educacional, origem socioeconômica e raça no Brasil: as barreiras da cor. In: Instituto de Pesquisas Sociais Aplicadas (Org.). Prêmio IPEA 40 Anos. Brasília: IPEA, 2004. p. 23-72.
GIDDENS, A. Sociologia. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 587-600.
GOLDTHORPE, J. H. On sociology: numbers, narratives, and the integration of research and theory. New York: Oxford Univ. Press, 2000.
HIRSCH, F. Limites sociais do crescimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
LUCAS, S. R. Effectively Maintained Inequality: education transitions, track mobility, and social background effetcs. The American Journal of Sociology, Chicago, v. 106, n. 6, p. 1642-1690, maio 2001. Disponível em: <http://www.jstor.org/discover/10.1086/321300?uid=2129&uid=2&uid=70&uid=4&sid=21102175926601>. Acesso em: 10 mar. 2013.
Mont’Alvão, A. Estratificação educacional no Brasil do século XXI. Dados – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 54, n. 2, p. 389-430, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/dados/v54n2/v54n2a06.pdf>. Acesso em: 20 out. 2012.
______. A dimensão vertical e horizontal da estratificação educacional. Teoria e Cultura, Juiz de Fora, v. 11, p. 13-20, jan./jun. 2016.
NOGUEIRA, C. M. M.; NOGUEIRA, M. A. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação e Sociedade, Campinas, ano XXIII, n. 78, p. 15-36, abr. 2002.
NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. Escritos de Educação. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
RIBEIRO, C. A. C. Desigualdade de oportunidades no Brasil. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009.

SHAVIT, Y. BLOSSFELD, H. P. Persisting barriers: changes in educational opportunities in thirten countries. In: BLOOSFELD, H. P.; SHAVIT, Y. Persistent inequality: changing in educational attainment in thirteen countries. Oxford: Westview Press, 1993.
SOUZA, P. F.; RIBEIRO, C. A. C.; CARVALHAES, F. Desigualdade de oportunidades no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 25, n. 73, p. 77-100, jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v25n73/ v25n73a05.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2013.
TAVARES JÚNIOR, F. Limites sociais da educação no Brasil: estratificação, mobilidade social e ensino superior. 2007. 282 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), Rio de Janeiro, 2007.
______. Limites Sociais das Políticas de Educação: Equidade, Mobilidade e Estratificação Social. Inter-Ação, Goiânia, v. 36, p. 539-558, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/16722>. Acesso em: 8 maio 2015.

VALLE SILVA, N.; SOUZA, A. M. Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 58, p. 49-57, ago. 1986.

Downloads

Como Citar

Pereira, O. A. V. . (2020). Desigualdades de oportunidades educacionais: perspectivas teóricas contemporâneas. Pesquisa E Debate Em Educação, 6(1), 9–27. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31936