Sistemas de avaliação em larga escala

Os gestores e suas percepções

Autores

  • Fernanda Amaral de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Juliana Gervason Defilippo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Priscila Fernandes Sant´Anna Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rafael Martins de Oliveira Laguardia Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Teresa Cristina Bellosi Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Sistema de Avaliação da Educação, Práticas de gestão, Panorama da Educação

Resumo

O vocábulo “avaliar” no latim tem origem em a + valere, cujo significado original propõe o sentido de atribuir valor ou mérito a um determinado objeto de estudo. Para o português, esse significado se expandiu, abarcando também verbos como compreender, discernir, apreciar e considerar. Considerando se a plurissignificação do termo, é possível conceber os sistemas de avaliação não como um juízo de valor sobre a educação de um país, mas como uma forma de se buscar ampla compreensão a respeito do que sustenta, forma e define essa educação. Logo, avaliar uma educação é, acima de tudo, buscar conhecê-la para torná-la melhor.

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Referências

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Como Citar

Oliveira, F. A. de ., Defilippo, J. G. ., Sant´Anna, P. F. ., Laguardia, R. M. de O. ., & Bellosi, T. C. (2020). Sistemas de avaliação em larga escala: Os gestores e suas percepções. Pesquisa E Debate Em Educação, 2(1), 150–162. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32365

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