A gestão da qualidade do ensino superior e as expectativas da geração digital

Autores

  • Antonio Augusto dos Santos Soares Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Novas gerações, Ensino superior, Regulação, Supervisão

Resumo

Atualmente, os avanços tecnológicos estão cada vez mais rápidos. Para os jovens da geração Z ou geração digital essa realidade é considerada natural. O modo de pensar e de agir dessa geração foi totalmente influenciado pela tecnologia e o fácil acesso à informação. Diante disso, o objetivo do artigo é analisar o ensino superior sob a perspectiva teórica da gestão da qualidade, além de apresentar uma luz sobre essa nova realidade digital, de forma que os currículos, os sistemas das universidades e os modelos de regulação e supervisão oficiais possam contemplar as necessidades desses jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARLSON, S. The net generation goes to college. Chronicle of Higher Education, 52(7), A34, 2005. Disponível em: <http://chronicle.com/free/v52/i07/07a03401.htm>. Acessado em 29 ago. 2013.
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 5. ed. São Paulo:Makron Books, 1997, 920 p.MAINARDES, E. M. Gestão de universidades baseada no relacionamento
com os seus Stakeholders. Tese de Doutorado, Universidade da Beira Interior,Portugal, 2010.
MALAFAIA, G. S. Gestão de pessoas em ambientes multigeracionais.
2001. Disponível em: <www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/
cneg7/anais/T11_0452_2151.pdf >. Acessado em 29 ago. 2013.
MASETTO, M. T. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Ed. Summus, 2003.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração. São Paulo: Ed. Compacta,2009.
OBLINGER, D. G.; HAWKINS, B. L. The myths about students. Educause Review,40(5), 12-13, 2005. Disponível: <www.educause.edu/apps/er/erm05/erm055.asp>. Acessado em 29 ago. 2013.
OBLINGER, D. G.; OBLINGER, J. L. Educating the net generation. 2005. Disponível em: <www.educause.edu/educatingthenetgen>. Acessado em
29 ago. 2013.
PANARELLI, A. M. Geração Y na Universidade: Ensino e Aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao programa de Pós-graduação Lato-Sensu do Centro de Educação, Filosofia e Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2012. Disponível em: <http://www.academicoo.com/texto-completo/geracao-y-na-universidade-ensino-e-aprendizagem>.Acessado em 29 ago. 2013.
PÉRISSÉ, L. C. Geração Z é a mais conectada, fuma menos e lê pouco. 2011.Disponível em: <http://www.questmkt.com.br/questblog/?p=172>. Acessado
em 29 ago. 2013.

PRENSKY, M. Digital natives, Digital immigrants. On the Horizon. V. 9, N. 5:NCB University Press, 2001. Disponível em: <www.marcprensky.com/writing/>.Acessado em 29 ago. 2013.

QUEIROZ, E. M. O.; GUIMARÃES, M.T. C. O “ser” jovem nas relações com o trabalho, a escola e a família. 2002. Disponível em: <www.anped.org.br/reunioes/25/ednaoliveiraqueirozt18.rtf>. Acessado em 29 ago. 2013.
RÉGNIER, K. Gerações em perspectiva: Suas características e a relação com o mundo do trabalho. 2011. Disponível em: <http://www.slideshare.net/Macroplan/as-novas-geraes-em-perspectiva-suas-caractersticas-e-relao-com-o-
-mundo-do-trabalho>. Acessado em 29 ago. 2013.
SERRANO, D. P. Teoria de Maslow – a hierarquia das necesidades. 2001. Disponível em: <www.portaldomarketing.com.br/Artigos/maslow.htm>. Acessado
em 29 ago. 2013.
SKIBA, D. Adapting Your Teaching to Accommodate the Net Generation of Learners. 2006. Disponível em: <http://www.nursingworld.org/MainMenu-
Categories/ANAMarketplace/ANAPeriodicals/OJIN/TableofContents/Volume112006/No2May06/tpc30_416076.aspx>. Acessado em 29 ago. 2013.
SWEENEY, R. T. Higher education for multi-taskers. Chronicle of Higher Education Colloquy, 2005. Disponível em: <http://chronicle.com/colloquy/2005/10/millennial/>. Acessado em 29 ago. 2013.
TAPSCOTT, D. A Hora da Geração Digital. Nova Iorque: McGraw-Hill, 2008.

Downloads

Como Citar

Soares, A. A. dos S. (2020). A gestão da qualidade do ensino superior e as expectativas da geração digital. Pesquisa E Debate Em Educação, 3(2), 61–73. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32237

Edição

Seção

Pesquisa aplicada