Dimensões institucionais da gestão escolar

Autores/as

  • Marcelo Baumann Burgos Universidade Federal de Juiz de Fora

Palabras clave:

Gestão escolar, Escola pública, Democracia, Sociedade civil

Resumen

Neste artigo, partimos da premissa de que a gestão escolar é uma dimensão central do processo de construção da escola pública democrática, e, por conseguinte, da consolidação da transição democrática brasileira. Essa premissa nos leva a sustentar que a gestão escolar deve participar ativamente de processos sociológicos normalmente tomados como dados por ela, a saber: a construção social do aluno, em sua grande maioria oriundo de famílias com baixa cultura escolar; a formação de um professor capacitado para lidar com esse tipo de aluno; a transformação da família popular em responsável pedagógica; e, ainda, o trabalho de coordenação da energia da sociedade civil voltada para a educação escolar. Ao final do artigo, afirmamos que admitir que a gestão escolar deve atuar nessas esferas não significa dizer que elas são de sua responsabilidade exclusiva, mas evidencia que a reforma da escola não poderá ser realizada sem sua plena participação.

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Cómo citar

Burgos, M. B. . (2020). Dimensões institucionais da gestão escolar. Pesquisa E Debate Em Educação, 3(2), 11–23. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32234

Número

Sección

Pesquisa aplicada