Alguns problemas de interpretação sobre a natureza da Avaliação Educacional em Larga Escala

Autores/as

  • Wagner Silveira Rezende Universidade Federal de Juiz de Fora

Palabras clave:

Avaliação educacional, Educação pública, Autocrática governamental

Resumen

A avaliação educacional em larga escala40 é um dos temas mais profícuos no cenário brasileiro atualmente. Ampla gama de estudos tem sido produzida em torno do tema, de forma direta, quando trata especificamente dos instrumentos e dos fundamentos da avaliação, bem como das ações que se ligam aos sistemas de avaliação em larga escala no Brasil; ou de forma indireta, quando, no bojo de um cenário mais amplo de reforma educacional no país, a avaliação aparece como um de seus elementos. Apesar da intensa produção de literatura sobre a avaliação educacional, chama a atenção, ainda, o grau de desconhecimento que, em regra, caracteriza os atores envolvidos com a educação em relação a essa temática. Isso faz com que os instrumentos avaliativos sejam conhecidos de forma superficial, mas não em seus aspectos mais minuciosos. A consequência de uma leitura pouco adensada sobre o tema é, por sua vez, o desenvolvimento de um conjunto amplo de críticas direcionadas à avaliação.

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Citas

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Cómo citar

Rezende, W. S. . (2020). Alguns problemas de interpretação sobre a natureza da Avaliação Educacional em Larga Escala. Pesquisa E Debate Em Educação, 4(2), 157–162. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31991

Número

Sección

Opinião e debate