A apropriação dos resultados do SPAECE colaborando para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem

um Estudo de Caso em duas escolas do interior do Ceará

Autores/as

  • Roberto Claudio Bento da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Alexandre Chibebe Nicolella Universidade de São Paulo

Palabras clave:

SPAECE, Apropriação de resultados, Ações pedagógicas, Prática docente

Resumen

O presente trabalho tem por intuito apresentar algumas considerações acerca de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de cunho documental e etnográfico, realizada no mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, que teve como principal objetivo identificar e discutir ações das equipes gestoras e dos profissionais de duas escolas estaduais do interior do Ceará sob a jurisdição da 18ª CREDE, acerca da apropriação dos resultados do SPAECE e de sua utilização para a melhoria das práticas docentes. Essa reflexão foi baseada em estudiosos como Gremaud (2009), Vianna (2009), Sousa e Bonamino (2012), Soares (2004), Brooke e Cunha (2011) e Machado (2012), em entrevistas semiestruturadas realizadas com os profissionais de ambas as escolas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.
BROOKE, Nigel; CUNHA, Maria Amália de A. A avaliação externa como instrumento de gestão educacional nos estados. Estudos & Pesquisas Educacionais.Fundação Victor Civita, São Paulo, n. 2, nov. 2011.
CEARÁ. Decreto nº 21.398, de 31 de maio de 1991. Dispõe sobre a finalidade, estrutura organizacional, redistribuição dos cargos de direção e assessoramento da Secretaria da Educação. Fortaleza: Diário Oficial do Estado - D.O.E. de 31 de maio de 1991.
CEARÁ. Portaria nº 101/00 – GAB de 15 de fevereiro de 2000. Dispõe sobre a Instituição do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE. Fortaleza: Diário Oficial do Estado de 17 de fevereiro de 2000.
COORDENADORA PEDAGÓGICA DA ESCOLA DE SALITRE. Depoimento [out. 2013]. Entrevistador: Roberto Claudio Bento da Silva. Salitre, 2013. 1 arquivo (17 min), estéreo. Entrevista 001/2013 concedida para elaboração de dissertação de mestrado do entrevistador.
DIRETORA DA ESCOLA DE SALITRE. Depoimento [out. 2013]. Entrevistador: Roberto Claudio Bento da Silva. Salitre, 2013. 1 arquivo (30 min), estéreo. Entrevista 002/2013 concedida para elaboração de dissertação de mestrado do entrevistador. GREMAUD. Amaury Patrick et al. Guia de Estudo: avaliação continuada no Ceará. Juiz de Fora: FADEPE, 2009.
MACHADO, Cristiane. Avaliação externa e gestão escolar: reflexões sobre usos dos resultados. Revista@mbienteeeducação. p.70-82, jan./jun. 2012.
SOARES, José Francisco. O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación (REICE). v. 2, n. 2, 2004. Disponível em: <http://ice.deusto.es/rinace/reice/vol2n2/soares.pdf>.
SOUSA, Sandra Zákia; BONAMINO, Alícia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educaçãoe Pesquisa. São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012.
VIANNA, Heraldo. Fundamentos de um programa de avaliação educacional. Estudos em avaliação educacional, Fundação Carlos Chagas. São Paulo, n. 28, p. 23-38, jul.-dez./2003.

Cómo citar

Silva, R. C. B. da ., & Nicolella, A. C. . (2020). A apropriação dos resultados do SPAECE colaborando para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem: um Estudo de Caso em duas escolas do interior do Ceará. Pesquisa E Debate Em Educação, 4(2), 82–93. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31983

Número

Sección

Pesquisa aplicada