Segmentação socioespacial, oportunidades escolares e patrimonialismo – sobre a construção de hierarquias internas aos sistemas públicos de ensino

Autores/as

  • Julia Tavares de Carvalho Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Karina Riehl de Souza Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcio da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Oportunidades educacionais, Segmentação socioespacial, Sistemas públicos de ensino

Resumen

O trabalho a seguir se dedica a apresentar resultados de uma pesquisa que se desenrola em várias áreas do Rio de Janeiro, buscando conhecer a estrutura de oportunidades educacionais oferecidas aos estudantes usuários do sistema municipal de ensino. O título sugere uma abrangência maior que o alcance do estudo aqui exposto. Há, contudo, convicção de que o caso sob nosso foco pode fornecer elementos de compreensão para a forte diferenciação entre escolas que compõem os sistemas públicos de ensino no Brasil.

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Cómo citar

Carvalho, J. T. de ., Almeida, K. R. de S. ., & Costa, M. da . (2020). Segmentação socioespacial, oportunidades escolares e patrimonialismo – sobre a construção de hierarquias internas aos sistemas públicos de ensino. Pesquisa E Debate Em Educação, 6(1), 111–130. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31942