Segmentação socioespacial, oportunidades escolares e patrimonialismo – sobre a construção de hierarquias internas aos sistemas públicos de ensino

Autores

  • Julia Tavares de Carvalho Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Karina Riehl de Souza Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcio da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Oportunidades educacionais, Segmentação socioespacial, Sistemas públicos de ensino

Resumo

O trabalho a seguir se dedica a apresentar resultados de uma pesquisa que se desenrola em várias áreas do Rio de Janeiro, buscando conhecer a estrutura de oportunidades educacionais oferecidas aos estudantes usuários do sistema municipal de ensino. O título sugere uma abrangência maior que o alcance do estudo aqui exposto. Há, contudo, convicção de que o caso sob nosso foco pode fornecer elementos de compreensão para a forte diferenciação entre escolas que compõem os sistemas públicos de ensino no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Fatima. Escolhas Familiares, Estratificação Educacional e Desempenho escolar: quais as relações? Dados, v. 53, n.2, p. 447-468, 2010.
ALVES, Maria Tereza Gonzaga; SOARES, José Francisco. Efeito-escola e estratificação escolar: o impacto da composição de turmas por nível de habilidade dos alunos. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 45. p. 25-58, jul. 2007.
BELL, Courtney. All Choices created equal? How good parents select “failing” schools. Disponível em: <http://www.ncspe.org/publications_files/OP106.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2008.
BERENDS, Mark; ZOTTOLA, Genevieve. C. Social Perspectives on School Choice. In: BERENDS, Mark et alli (Org.) Handbook of Research on School Choice. New York/London: Routledge, 2009. p.35-53.
BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (Orgs.). Pesquisa em Eficácia Escolar: Origem e Trajetórias. Editora da UFMG, 2008.
BRUEL, Ana Lorena O.; BARTHOLO, Tiago. Desigualdade de oportunidades educacionais na rede pública municipal do Rio de Janeiro: transição entre os segmentos do ensino fundamental. Trabalho apresentado na 34a Reunião Anual da ANPED, Natal, 2011. Disponível em: <http://www.anped.org.br/app/webroot/34reuniao/images/trabalhos/ GT14/GT14-914%20int.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2012.
COSTA, Marcio; KOSLINSKI, Mariane C. Prestígio escolar e composição de turmas – explorando a hierarquia em redes escolares. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 19, n. 40, 2008.
____________. Quase-mercado oculto: a disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n.142, p. 246-266, jan/abr, 2011.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os Estabelecidos e os Outsiders. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
FORQUIN, Jean Claude. “Sociologia das desigualdades de acesso à educação: principais orientações, principais resultados desde 1965”. In: Sociologia da Educação – dez anos de pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1995.
HOLME, Jennifer. J. Buying homes, buying schools: school choice and the social construction of school quality. Harvard Educational Review, v. 72, n.2, p.177-205, jun. – ago. 2002.
KOSLINSKI, Mariane C.; BRUEL, Ana Lorena O.; BARTHOLO, Tiago; COSTA Marcio. Caminho Marcado: transição entre escolas públicas municipais na cidade do Rio de Janeiro. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 18, p. 83-115, 2014.
KOSLINSKI, Mariane C.; CARVALHO, Julia Tavares. Escolha, seleção e segregação nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa (Fundacao Carlos Chagas), v. 45, p. 916-942, 2015.
NOGUEIRA, Maria Alice. A escolha do estabelecimento de ensino pelas famílias: A ação discreta da riqueza cultural. Revista Brasileira de Educação, n. 7, p.42-56, jan.-abr. 1998.
RIBEIRO, Luiz Cesar Queiroz; KOSLINSKI, Mariane C.; ALVES, Fatima; LASMAR, Cristiane (orgs.) Desigualdades Urbanas, Desigualdades Escolares. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2010.
RIBEIRO, Luiz Cesar Queiroz; LAGO, Luciana. A Oposição Favela-Bairro no Espaço Social do Rio
de Janeiro. São Paulo em Perspectiva, v.15, n.1, pp. 144-154, 2001.
ROSISTOLATO, Rodrigo; PRADO, Ana Pires do; KOSLINSKI, Mariane C. ; CARVALHO, Julia Tavares ; MOREIRA, Amanda M. . Dinâmicas de matrícula em escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 27, p. 237-262, 2016.
TAYLOR, Chris; GORARD, Stephen. The role of residence in school segregation: placing the impact of parental choice in perspective. Environment and Planning A, v. 33, n. 10, p. 1829-1852, 2001.
TILLY, Charles. Durable Inequality. California: University of California Press. 1998.
VAN ZANTEN, Agnes. Efeitos da Concorrência sobre a Atividade dos Estabelecimentos Escolares. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 565-593, set.- -dez. 2005.
YAIR, Gad. School Organization and Market Ecology: a Realist Sociological Look at the Infrastructure of School Choice. British Journal of Sociology ofEducation, v. 17, n. 4, p. 453-471, 1996.

Downloads

Como Citar

Carvalho, J. T. de ., Almeida, K. R. de S. ., & Costa, M. da . (2020). Segmentação socioespacial, oportunidades escolares e patrimonialismo – sobre a construção de hierarquias internas aos sistemas públicos de ensino. Pesquisa E Debate Em Educação, 6(1), 111–130. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31942