Cultura visual, mídias, gênero e sexualidade: o que a educação tem a ver com tudo isso?
Palabras clave:
Dispositivos Culturais, Gênero, Sexualidade, Pedagogias Culturais, EducaçãoResumen
Este artigo parte da análise de dois Dispositivos Culturais: uma matéria da Revista Nova Escola de fevereiro de 2015, que trata das questões de gênero e sexualidade na escola, e um espaço de entretenimento de um shopping de uma cidade de porte médio chamado de Espaço/Evento Barbie e Max Steel. A análise se dá levando-se em conta a temática de gênero e sexualidade e como as Pedagogias Culturais tratam das relações de gênero. Para construção deste artigo, apresento um referencial teórico que parte da Análise do Discurso chegando às convergências e divergências entre Aparelhos Ideológicos do Estado e Dispositivos Culturais; a partir daí, apresento uma breve análise da matéria da Revista Nova Escola e do Espaço/Evento Barbie e Max Steel e termino defendendo a arte e a cultura visual como possibilidades do trabalho com gênero e sexualidade no campo educacional.
Descargas
Citas
BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à Análise do Discurso. Campinas: editora da UNICAMP. 4 ed., 1995.
DUARTE, Rosália. Cinema e Educação. 3 Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. EVENTO Barbie e Max Steel. Disponível em: <http://www.independenciashopping. com.br/?pagina=novidade&id=350>. Acesso em: 26 fev. 2015.
FERRARI, Anderson; CASTRO, Roney Polato de. Política e poética das imagens: implicações para o campo da educação. In: FERRARI, Anderson; CASTRO, Roney Polato de. (organizadores) Política e poética das imagens. Juiz de Fora. Ed.UFJF, 2012.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola. 9 ed., 2003.
MAX STEEL. Site oficial. Disponível em: <http://www.maxsteel.com/pt-br/parents/ parentcenter/>. Acesso em: 27 fev. 2015.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. A análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 4 ed., 2002.
________. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 2 ed.Campinas: Pontes, 1987.
REVISTA NOVA ESCOLA. Disponível em: <https://www.facebook.com/revistanovaescola>
Acesso em: 27 fev. 2015.
PÊCHEUX, Michel. O mecanismo do (des) conhecimento ideológico. In: Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
SOARES, Welington. Precisamos falar sobre Romeo... In: Revista Nova Escola.
Ano 30. n.279, Editora Abril. Fev. 2015, p. 25-33.
XAVIER FILHA, Constantina; BACARIN, Telma Iara. O mundo da Barbie em “Escola
de Princesas” e em “As três Mosqueteiras”. In: XAVIER FILHA, Constantina (organizadora). Sexualidades Gênero e Infâncias no cinema. Campo Grande,MS: Ed. UFMS, 2014. P. 43-60.