Alguns problemas de Interpretação sobre a natureza da avaliação educacional em Larga escala

Autores

  • Wagner Silveira Rezende Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Redes públicas de ensino, Educação pública

Resumo

A avaliação educacional em larga escala2 é um dos temas mais profícuos no cenário brasileiro atualmente3. Ampla gama de estudos tem sido produzida em torno do tema, de forma direta, quando trata especificamente dos instrumentos e dos fundamentos da avaliação, bem como das ações que se ligam aos sistemas de avaliação em larga escala no Brasil; ou de forma indireta, quando, no bojo de um cenário mais amplo de reforma educacional no país, a avaliação aparece como um de seus elementos.

 

Apesar da intensa produção de literatura sobre a avaliação educacional, chama

a atenção, ainda, o grau de desconhecimento que, em regra, caracteriza os atores envolvidos com a educação em relação a essa temática. Isso faz com que os instrumentos avaliativos sejam conhecidos de forma superficial, mas não em seus aspectos mais minuciosos. A consequência de uma leitura pouco adensada sobre o tema é, por sua vez, o desenvolvimento de um conjunto amplo de críticas direcionadas à avaliação.

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Referências

Rezende, Wagner Silveira. Seção 3, opinião e debate. Alguns problemas de Interpretação sobre a natureza da avaliação educacional em Larga escala. 2017.

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Como Citar

Rezende, W. S. . (2020). Alguns problemas de Interpretação sobre a natureza da avaliação educacional em Larga escala. Pesquisa E Debate Em Educação, 7(1), 351–357. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31824