Liderança no contexto da educação a distância

qual deve ser o perfil dos líderes?

Autores/as

  • Aires Zarina Bonifácio Mombassa Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Liderança, Educação à distância

Resumen

A expansão da Educação a Distância (EAD) e o aperfeiçoamento dos líderes educacionais para lidar com essa modalidade de ensino deve ser vista por todos os atores da sociedade como uma das estratégias fundamentais para a promoção e o desenvolvimento das políticas públicas de educação em Moçambique.

Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo analisar o perfil do líder educacional enquanto ator da EAD. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica sobre Liderança e EAD. O resultado da pesquisa nos revela que a capacidade de planificação, organização, direção e controle constituem condição sine qua non para os líderes desempenharem com sucesso as suas jornadas de trabalho. Outra questão de grande relevância que as referências bibliográficas apontam diz respeito à dinamização da cultura digital ao nível das instituições educacionais. Recomenda-se que os líderes que atuam na modalidade de EAD tenham competências para lidar com estratégias inovadoras relacionadas às Tecnologias de Informação e Comunicação.

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Cómo citar

Mombassa, A. Z. B. . (2020). Liderança no contexto da educação a distância: qual deve ser o perfil dos líderes?. Pesquisa E Debate Em Educação, 7(1), 288–302. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31820