Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV)

Autores/as

  • Paulo Simeão Carvalho Universidade do Porto
  • Marcelo Dumas Hahn Universidade do Porto

Palabras clave:

Concepções errôneas, Abordagem P-O-E, Análise de vídeo, Atividade Experimental baseada em vídeo

Resumen

As concepções errôneas são estruturas mentais enraizadas e muito resistentes à mudança conceptual e, nesse sentido, constituem um importante entrave à aprendizagem dos alunos. Este trabalho mostra o uso de uma ferramenta didática baseada em vídeos de atividades experimentais, para a identificação de algumas concepções errôneas na área da Mecânica. Os vídeos foram explorados numa perspectiva P-O-E e representam uma proposta eficiente para reconhecer e corrigir concepções errôneas dos alunos, que pode ser usada na prática letiva do professor de Física para obter um feedback da aprendizagem daqueles.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-12-31

Cómo citar

Simeão Carvalho, P., & Dumas Hahn, M. (2018). Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV). Pesquisa E Debate Em Educação, 8(2), 399–421. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31182