Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV)

Autores

  • Paulo Simeão Carvalho Universidade do Porto
  • Marcelo Dumas Hahn Universidade do Porto

Palavras-chave:

Concepções errôneas, Abordagem P-O-E, Análise de vídeo, Atividade Experimental baseada em vídeo

Resumo

As concepções errôneas são estruturas mentais enraizadas e muito resistentes à mudança conceptual e, nesse sentido, constituem um importante entrave à aprendizagem dos alunos. Este trabalho mostra o uso de uma ferramenta didática baseada em vídeos de atividades experimentais, para a identificação de algumas concepções errôneas na área da Mecânica. Os vídeos foram explorados numa perspectiva P-O-E e representam uma proposta eficiente para reconhecer e corrigir concepções errôneas dos alunos, que pode ser usada na prática letiva do professor de Física para obter um feedback da aprendizagem daqueles.

Downloads

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Simeão Carvalho, P., & Dumas Hahn, M. (2018). Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV). Pesquisa E Debate Em Educação, 8(2), 399–421. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31182