Educação e política
a proposta curricular da escola tecnicista à educação popular
Keywords:
Currículo, Ideologia, Política, Educação PopularAbstract
Neste artigo, abordaremos a complexa relação entre política e educação,
passando pela proposta de um currículo orientado de acordo com os interesses
burgueses e fazendo o contraponto com a proposta de uma educação
popular, uma educação que nasça das classes populares em acordo com
as demandas e aspirações dessa classe. Apresentaremos em linhas gerais
a razão social do trabalho pedagógico e seus (des)caminhos, bem como alternativas
para a educação pública. Autores como Paulo Freire, Dermeval
Saviani, Moacir Gadotti, entre outros, nos ajudaram a construir e reconstruir
significados e reflexões acerca do cenário político e social no qual a escola
pública está inserida.
Downloads
References
BUFFA, Ester (org.); ARROYO, Miguel; NOSELLA, Paolo. Educação e cidadania:Quem Educa o Cidadão? São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção questões da nossa época, 19).
COLL, César. Psicologia e currículo: Uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. São Paulo: Ática, 1999.
FREIRE, Paulo. Cuidado, escola! São Paulo: Brasiliense, 2000.
____, Paulo. Educação e Mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lílian Lopes Martinn. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. (Coleção Educação e Comunicação,1).
____, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
____, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Estáquio (org.). Município e Educação. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire; Brasília, DF: Instituto de Educação Municipal, 1993.
____. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Ática, 2000.
GENTILI, Pablo A. A.; SILVA, Tomaz Tadeu da. (org.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis: Vozes. 2001.
GHIRALDELLI JR., Paulo. Infância, Educação e neo-liberalismo. São Paulo: Cortez, 2000.
KUENZER, Acácia Zeneida; CALAZANZ, Maria Julieta Costa; GARCIA, Walter.Planejamento e educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 1999.
LOPES, Eliane Marta Teixeira. Perspectivas Históricas da Educação. São Paulo: Ática, 1995.
BARROS, Manoel de. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Rocco,1998.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: Teorias da educação política. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2000.
____. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
TELES, Maria Luiza Silveira. Educação: a revolução necessária. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.TORRES, Carlos Alberto. Sociologia política da educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1997.
XAVIER, Maria Elizabete Sampaio Prado; RIBEIRO, Maria Luiza Santos; NORONHA,Olinda Maria. História da educação: a escola no Brasil. São Paulo:FTD, 1994.