A Universidade Aberta do Brasil em Moçambique

A experiência de um programa de cooperação internacional no continente africano

Authors

  • Oreste Preti Universidade Federal de São Carlos

Keywords:

Educação a distância, Universidade Aberta do Brasil, Cooperação internacional

Abstract

Em novembro de 2010, o Ministério da Educação instituiu o “Programa de Apoio à Expansão da Educação Superior a Distância na República de Moçambique” para qualificar servidores públicos de Moçambique. Participam quatro universidades públicas do Brasil e duas de Moçambique. Iremos relatar a trajetória dessa experiência, identificar e analisar algumas “pedras” surgidas nos processos de gestão do Programa para apontar elementos que consideramos ter que estar presentes na implantação de um programa de cooperação internacional no campo da educação.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BROUWER, Roland; BRITO, Lídia; MENETE, Zélia. Educação, Formação Profissional e Poder. In: BRITO, Luis de et al. (org.). Desafios para Moçambique 2010. Maputo: IESE, 2010, p. 273-96.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão dos sistemas vivos. S. Paulo: Cultrix, 1997.
FRANCISCO, António. Ter muitos filhos, principal forma de proteção numa transição demográfica incipiente. In: BRITO, Luis de et al. (org.). Desafios para Moçambique 2011. Maputo: IESE, 2011, p. 231-282.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.
MEDEIROS, Simone. A Docência (e a formação docente) na Educação a Distância (EaD): notas para reflexão. In: Educação em perspectivas. v. 1, n. 2, p. 331-254.

How to Cite

Preti, O. . (2020). A Universidade Aberta do Brasil em Moçambique: A experiência de um programa de cooperação internacional no continente africano. Pesquisa E Debate Em Educação, 3(1), 28–48. Retrieved from https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32248

Issue

Section

Applied research