Principais elementos do Marco Constitucional de 1988 e sua influência sobre a produção de legislação e implementação de políticas públicas na área de Educação
principais debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)
Keywords:
Plano de Ações Articuladas (PAR), Plano Nacional de Educação (PNE), Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)Abstract
Discorrer sobre os principais elementos do marco constitucional de 1988 e sua influência sobre a produção de legislação e implementação de políticas públicas na área de educação, com foco nos principais debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) consiste em tarefa hercúlea e desafiadora, quer em função da complexidade da temática e do esforço em torná-la cognoscível, quer em decorrência, por um lado, da extensão do marco legislativo e normativo federal que circunda ambos os planos, e, por outro, do acúmulo de conhecimento científico na área de política e gestão da educação no Brasil.
Assim, o presente trabalho se esforça em atender às exigências acima postas, de modo coeso às demandas do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), resultado de um esforço analítico-descritivo em torno dos planos em tela, trazendo à vista uma boa amostra do vigor investigativo, em geral, da área da educação, e, em particular, do campo relativo às políticas públicas e gestão da educação. Dividido em três partes fundamentais, a primeira aborda o PNE 2001-2010, principiando por meio de alguns apontamentos sobre o contexto político-educacional a partir do qual o PNE é elaborado, seguindo-se à caracterização das propostas que veio a dar causa, dos trâmites efetuados nos Poderes Legislativo e Executivo e, ainda, de aspectos relativos às avaliações atinentes ao cumprimento dos objetivos e metas previstos no plano. O capítulo seguinte versa sobre o PDE e os dois planos que o sustentam – Plano Compromisso Todos pela Educação e Plano de Ações Articuladas (PAR) –, estruturado de forma relativamente próxima ao modelo adotado para a abordagem do PNE, qual seja, examinando-se, com brevidade, o contexto de elaboração e, na sequência, as principais características do plano, incluindo algumas considerações sobre a sua avaliação. À guisa de conclusão, a última seção destaca as mudanças mais recentes relativas a ambos os planos, nomeadamente em termos do novo PNE e do novo formato assumido pelo PAR.
Downloads
References
ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas; GARCIA, Teise. Oferta educativa e responsabilização no PDE: o Plano de Ações Articuladas. Cadernos de Pesquisa.São Paulo, v. 38, n. 135, p. 779-796, set./dez. 2008. ALBUQUERQUE, Maria Gláucia Menezes Teixeira. Planejamento educacional no Ceará. Fortaleza, 2005a. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005a.
_____. Planejamento educacional em tempos de reforma: onde fica a escola?. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 28., 2005b, Caxambu. Anais... Rio de Janeiro: ANPEd, 2005b. p. 1-16.
ALMEIDA, Lua Costa; DALBEN, Adilson; FREITAS, Luiz Carlos de. O IDEB: limites e ilusões de uma política educacional. Educação & Sociedade. Campinas,v. 34, n. 125, p. 1153-1174, out.-dez. 2013.
ARAÚJO, Luiz. Os fios condutores do PDE são antigos. Jornal de Políticas Educacionais. Curitiba, v. 1, n. 2, p. 24-31, set. 2007.
ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio de. A educação infantil e o Plano Nacional de Educação. In: TEIXEIRA, Lúcia Helena Gonçalves. (Org.). LDB e PNE: desdobramentos na política educacional brasileira. São Bernardo do Campo: Unesp, 2002, p. 55-66 (Cadernos Anpae, 1).
AZEVEDO, Neroaldo Pontes de. A UNDIME e os desafios da educação municipal. Estudos Avançados da USP. São Paulo, n. 42, p. 141-152, maio/ago. 2001a.
_____. Política e gestão na educação municipal. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO, 1, 2001, Brasília, DF. Anais...Brasília, DF: Câmara dos Deputados/Coordenações de Publicações, 2001b.p. 71-74.
BARRETO, Ângela Maria Rabelo Ferreira. A educação infantil no contexto das políticas públicas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 8, n. 24, p. 53-65, set./dez. 2003.
BEISIEGEL, Celso de Rui. O Plano Nacional de Educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 29, n. 106, p. 217-231, mar. 1999.
BELLO, Isabel Melero. O Plano de Ações Articuladas como estratégia organizacional dos sistemas públicos de ensino: avanços, limites e possibilidades. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 25.; CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2., 2011, São Paulo, SP. Anais... São Paulo, SP: ANPAE, 2011. 9 p.
BOLLMAN, Maria da Graça Nóbrega. Revendo o Plano Nacional de Educação: proposta da sociedade brasileira. Educação & Sociedade. Campinas, v. 31, n. 112, p. 657-676, jul./set. 2010.
BORDIGNON, Genuíno. Caminhar da educação brasileira: muitos planos, pouco planejamento. In: SOUZA, Donaldo Bello de; MARTINS, Ângela Maria (org.). Planos de educação no Brasil: planejamentos, políticas, práticas. São Paulo: Loyola, 2014 (no prelo).
BRASIL. Câmara dos Deputados. Comissão de Educação e Cultura. Avaliação do PNE 2004-2006: avaliação do cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Brasília, DF: Centro de Documentação e Informação, Edições Câmara, 2011 (Série Ação Parlamentar, 351).
_____. Avaliação técnica do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: Câmara dos Deputados; Coordenação de Publicações, 2004 (Série Ação Parlamentar, 294).
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Portaria CNE/CP nº 10, de 6 de agosto de 2009. Indicações para subsidiar a construção do Plano Nacional de Educação 2011-2020. Brasília, DF: CNE/CP, 2009.
BRASIL. Constituição [de 1988] da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 out. 1988.
____. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 25 abr. 2007a.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 14, de 12 de setembro de 1996. Modifica os artigos 34, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e dá nova redação ao artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 set. 1996a.
_____. Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006. Dá nova redação aos arts. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 dez. 2006a.
_____. Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006. Dá nova redação aos arts. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 dez. 2006a.
____. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 12 nov. 2009.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Diretoria de Pesquisas. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Perfil dos municípios brasileiros 2011 [Pesquisa de Informações Básicas Municipais]. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996b.
_____. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE). Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 jan. 2001.
_____. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei nº 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nos 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 21 jun. 2007b.
BRASIL. Lei nº 12.695, de 25 de julho de 2012. Dispõe sobre o apoio técnicoou financeiro da União no âmbito do Plano de Ações Articuladas; altera a Lei no11.947, de 16 de junho de 2009, para incluir os polos presenciais do sistema Universidade Aberta do Brasil na assistência financeira do Programa Dinheiro Direto na Escola; altera a Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007, para contemplar com recursos do FUNDEB as instituições comunitárias que atuam na educação do campo; altera a Lei no 10.880, de 9 de junho de 2004, para dispor sobre a assistência financeira da União no âmbito do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos; altera a Lei no 8.405, de 9 de janeiro de 1992; e dá outras providências. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 jul. 2012.
_____. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 jun. 2014.
_____. Medida Provisória nº 339, de 28 de dezembro de 2006. Regulamenta o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e dá outras providências. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 29 dez. 2006b.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Plano Decenal de Educação Para Todos. Brasília, DF: MEC, 1993.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação: guia de programas. Brasília, DF: FNDE/MEC, jun. 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2008: níveis de ensino. v. 1, Brasília, DF: MEC/INEP, 2009a.
_____. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2008: modalidades de ensino. v. 2, Brasília, DF: MEC/INEP, 2009b.
_____. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2008: magistério da educação básica e financiamento e gestão educacional, v. 3, Brasília, DF: MEC/INEP, 2009c.
_____. Plano Nacional de Educação: proposta inicial dos procedimentos a serem seguidos. Brasília, DF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. O Plano de desenvolvimento da educação: razões, princípios e programas. Brasília, DF: MEC, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Conferência Nacional de Educação 2010 – Construindo o sistema nacional articulado de educação: o plano nacional de educação, diretrizes e estratégias de ação. Documento
Final. Brasília, DF: MEC, 2010.
BRASIL. Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020): Projeto em tramitação no Congresso Nacional – PL nº 8.035/2010. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2011 (Série Ação Parlamentar, 436).
_____. Projeto de Lei nº 4.155, de 10 de fevereiro de 1988. Aprova o Plano Nacional de Educação [Proposta da Sociedade Brasileira]. Diário da Câmara dos Deputados, Brasília, DF, v. 53, n. 42, 12 mar. 1998a.
_____. Projeto de Lei nº 4.173, de 11 de fevereiro de 1998. Institui o Plano Nacional de Educação [Proposta do Poder Executivo ao Congresso Nacional apensada ao PL 4.155/1998]. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 13 fev.1998b.
BREMAEKER, François E. J. de. Avaliação da influência do Fundef nas finanças dos municípios. Boletim Conjuntura Econômico-Financeira do IBAM. Rio de Janeiro, fev. 2004.
CAMARGO, Rubens Barbosa de; PINTO, José Marcelino de Rezende; GUIMARÃES, José Luiz. Sobre o financiamento no Plano de Desenvolvimento da Educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 38, n. 135, p. 817-839, set./ dez. 2008.
CAMINI, Lucia. A gestão educacional e a relação entre entes federados na política educacional do PDE/Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação.
Porto Alegre, 2009. 293 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
_____. A relação do MEC com os entes federados na implantação do PDE/ Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação: tensões e tendências. Jornal de Políticas Educacionais. Curitiba, v. 4, n. 8, p. 3-13, jul./dez. 2010.
CASTRO, Jorge Abrahão de. Financiamento da educação no Brasil. Em Aberto. Brasília, DF, v. 18, n. 74, p. 11-32, dez. 2001.
CERQUEIRA, Nádia Dorian Souza de. Valorização do magistério: contradições entre os anúncios de políticas Governamentais e as medidas efetivadas para a melhoria do trabalho docente no período de 1993-2003 no Município de Alagoinhas-Bahia. 2008. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação como desafio na ordem jurídica, In: LOPES, Eliane Maria Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. (org.). 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 567-584.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Impacto sobre as dimensões de acesso e qualidade.In: GRACIANO, Mariângela (org.). O Plano de Desenvolvimento da Educação. São Paulo: Ação Educativa, 2007, v. 4, p. 14-15. DAVIES, Nicholas. A Conferência Nacional de Educação (Conae) e suas fragilidades. Revista HISTEDBR On-line. Campinas, n. 39, p. 321-345, set. 2010.
_____. Fragilidades e desafios do financiamento em planos de educação: 10% do PIB são a salvação? In: SOUZA, Donaldo Bello de; MARTINS, Ângela
Maria (Orgs.). Planos de educação no Brasil: planejamentos, políticas, práticas. São Paulo: Loyola, 2014 (no prelo).
_____. Fundef: valorização da educação pública ou redistribuição da miséria. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO, 1, 2001, Brasília, DF, Anais... Brasília, DF: Câmara dos Deputados / Coordenações de Publicações, p. 210-234, 2001a.
_____. O Fundef e as verbas da educação. São Paulo: Xamã, 2001b.
_____. O Fundef e o orçamento da educação: desvendando a caixa preta. Campinas: Autores Associados, 1999b.
_____. O Fundef e os equívocos na legislação e documentação oficial. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, SP, n. 113, p. 113-128, jul. 2001c.
_____. Plano Nacional de Educação: muito discurso, nenhum recurso. Universidade e Sociedade. São Paulo, v. 11, n. 25, p. 29-39, dez. 2001d.
_____. Plano Nacional de Educação: muito discurso, nenhum recurso. In: TEIXEIRA, Lúcia Helena G. (org.). LDB e PNE: desdobramentos na política educacional brasileira. São Bernardo do Campo: Unesp, 2002, p. 117-143 (Cadernos Anpae, 1).
DIDONET, Vital. A educação infantil no Plano Nacional de Educação. Amae Educando. Belo Horizonte, v. 36, n. 316, p. 6-10, 2003.
_____. Plano Nacional de Educação (PNE). Brasília, DF: Plano, 2000.
DOURADO, Luiz Fernandes. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001- 2009: questões estruturais e conjunturais de uma política. Educação & Sociedade.Campinas, v. 31, n. 112, p. 677-705, jul./set. 2010.
_____. Limites à municipalização na educação básica. Revista de Administração Municipal – Municípios. Rio de Janeiro, v. 45, n. 224, p. 32-38, mar./abr. 2000.EM ABERTO. Brasília, DF, n. 59, jul./set. 1994.
FARENZENA, Nalú; LUCE, Maria Beatriz. O Regime de Colaboração intergovernamental. In: GRACIANO, Mariângela (org.). O Plano de Desenvolvimento da Educação. São Paulo: Ação Educativa, 2007, v. 4, p. 9-13. FÓRUM Mundial de Educação. Educação para todos: o compromisso de Dakar. Brasília, DF: UNESCO, CONSEDE, Ação Educativa, 2001.
FÓRUM Nacional em Defesa da Escola Pública. Plano Nacional de Educação: proposta da sociedade brasileira [Consolidado na plenária de encerramento do II CONED]. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 1997, Belo Horizonte, nov. 1997.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artmed, 2000.
GHIRALDELLI JR., Paulo. Filosofia e história da educação brasileira: da colônia ao governo Lula. 2. ed. Barueri: Manole, 2009.
GUIMARÃES, José Luiz; PINTO, José Marcelino de Rezende. A demanda pela educação infantil e os recursos disponíveis para o seu financiamento. Em Aberto. Brasília, DF, v. 18, n. 74, p. 92-105, dez. 2001.
LIBANEO, João Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
LUCE, Maria Beatriz; FARENZENA, Nalú. O Regime de Colaboração intergovernamental. In: GRACIANO, Mariângela (org.). O Plano de Desenvolvimento da Educação. São Paulo: Ação Educativa, 2007, v. 4, p. 9-13.
MENDONÇA, Erasto Fortes. Plano Nacional de Educação: desdobramentos na política nacional. In: TEIXEIRA, Lúcia Helena G. (org.). LDB e PNE: desdobramentos na política educacional brasileira. São Bernardo do Campo: UMESP, 2002, p. 13-54. (Cadernos Anpae, 1).
MONLEVADE, João Antônio Cabral de. Avaliação e perspectivas do financiamento da educação pública no Brasil. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO, 1, 2001, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Câmara dos Deputados/Coordenações de Publicações, 2001, p. 43-48.
_____. Educação pública no Brasil: contos & de$conto$. Ceilândia: Idea, 1997.
NARDI, Elton Luiz; SCHNEIDER, Marilda Pasqual; DURLI, Zenilde. O Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE e a visão sistêmica de educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Porto Alegre, v. 26, p. 551-564, set./dez. 2010.
OLIVEIRA JÚNIOR, Lourival Batista de; BERALDO, Antonio Fernando. Vetar é preciso, educar não é preciso: os vetos presidenciais ao Plano Nacional de Educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Piracicaba, v. 19, n. 1, p. 55-80, 2003.
OLIVEIRA, Dalila Andrade de; ARAÚJO, Heleno. Educação entre os planos de governo e as políticas de Estado: o foco no financiamento e a questão docente. In: SOUZA, Donaldo Bello de; MARTINS, Ângela Maria (org.). Planos de educação no Brasil: planejamentos, políticas, práticas. São Paulo: Loyola, 2014 (no prelo).
OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Qualidade com garantia de respeito às diversidades e necessidades de aprendizagem. In: GRACIANO, Mariângela (org.). O Plano de Desenvolvimento da Educação. São Paulo: Ação Educativa, 2007, p. 32-34.
OLIVEIRA, Rosimar de Fátima. O FUNDEF em três dimensões: formulação regulamentação e implementação. Rio de Janeiro: Publit, 2008a.
_____. O papel do poder legislativo na formulação das políticas sobre financiamento da educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 235-247, maio/ago. 2008b.
_____. O papel do Poder Legislativo na formulação das políticas educacionais. 2005. 262 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
_____. Revisando os mecanismos de formulação do Plano Nacional de Educação: considerações sobre o processo decisório. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 32., 2009, Caxambu. Anais... Rio de Janeiro: ANPEd, 2009.
PERONI, Vera Maria Vidal; FLORES, Maria Luiza Rodrigues. Sistema nacional, plano nacional e gestão democrática da educação no Brasil: articulações e tensões. In: SOUZA, Donaldo Bello de; MARTINS, Ângela Maria (org.). Planos de educação no Brasil: planejamentos, políticas, práticas. São Paulo: Loyola,
2014 (no prelo).
_____. Política educacional e papel do estado no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003.
SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao novo Plano Nacional de Educação: por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 1998.
_____. O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1.231-1.255, out. 2007.
_____. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: análise crítica da política do MEC. Campinas: Autores Associados, 2009.
[
SAVIANI, Dermeval. Sistemas de ensino e planos de educação: o âmbito dos municípios. Educação & Sociedade. Campinas, v. 20, n. 69, p. 119-136, dez. 1999.
SILVA JR. João dos Reis. Reforma do estado e da educação no Brasil de FHC. São Paulo: Xamã, 2002.
SOUZA, Donaldo Bello de. Balanço das avaliações municipais do Plano de Ações Articuladas: desafios atuais ao desenvolvimento da política nacional PAR. Rio de Janeiro: NEPHEM/FE/UERJ, 2014 (mimeo).
_____. Globalização: a mão invisível do mercado mundializada nos bolsões da desigualdade social. Boletim Técnico do SENAC. Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p. 3-11, maio/ago. 1996.
SOUZA, Donaldo Bello de; ALCÂNTARA, Alzira Batalha; VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. Diagnósticos locais do Plano de Ações Articuladas: uma análise de sua confiabilidade. Revista Educação. Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 218-231, maio/ago. 2014.
SOUZA, Donaldo Bello de; DUARTE, Marisa Ribeiro Teixeira. Planos de educação no Brasil: projeções do sistema nacional de educação e suas variantes subnacionais. In: SOUZA, Donaldo Bello de; MARTINS, Ângela Maria (org.). Planos de educação no Brasil: planejamentos, políticas, práticas. São Paulo: Loyola, 2014 (no prelo).
_____. Planos de educação no Brasil: projeções do sistema nacional de educação e suas variantes subnacionais. Revista Educação On-line. Rio de Janeiro, n. 13, p. 20-41, 2013.
SOUZA, Donaldo Bello de; FARIA, Lia Ciomar Macedo de. Limites e possibilidades da educação municipal pós-LDB (9.394/96), In: ______. (org.). Desafios da educação municipal. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 465-480.
SOUZA, Donaldo Bello de; MENEZES, Janaína Specht da Silva. Planos Estaduais de Educação e os sistemas de ensino: vinculações com outros planos e instrumentos locais de gestão da educação. In: SOUZA, Donaldo Bello de; MARTINS, Ângela Maria (org.). Planos de educação no Brasil: planejamentos, políticas, práticas. São Paulo: Loyola, 2014 (no prelo).
SOUZA, Donaldo Bello de; SOUSA, Gustavo José Albino de. Planos nacionais, estaduais e municipais de educação no Brasil: balanço quali-quantitativo sobre a literatura acadêmica (1996-2010). Agenda Social. Campos dos Goytacases, v. 6, p. 50-70, 2012.
TEIXEIRA, Beatriz de Basto. Ensino médio: perspectivas e limites contidos no PNE. In: TEIXEIRA, Lúcia Helena Gonçalves (org.). LDB e PNE: desdobramentos na política educacional brasileira. São Bernardo do Campo: UNESP,2002a, p. 83-91 (Cadernos Anpae, 1).
TEIXEIRA, Beatriz de Basto. O ensino fundamental no Plano Nacional de Educação. In: TEIXEIRA, Lúcia Helena Gonçalves (org.). LDB e PNE: desdobramentos na política educacional brasileira. São Bernardo do Campo: UNESP, 2002b, p. 67-82 (Cadernos Anpae, 1).
_____. Plano nacional de educação impõe PCNs às escolas. In: CAVALCANTE, Antônia Lúcia; PEREIRA, Jules Rodrigues; LIMA, Maria José Rocha. Plano nacional de educação: algumas considerações. Brasília, DF: Núcleo de educação, Cultura, Desporto, Ciência & Tecnologia da Bancada do Partido dos
Trabalhadores na Câmara dos Deputados, 2000.
UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem – Jomtien, 1990. [s. l.], UNESCO, 1998.
VALENTE, Ivan. Plano Nacional de Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. VALENTE, Ivan; ROMANO, Roberto. PNE: Plano Nacional de Educação ou carta de intenções? Educação & Sociedade. Campinas, v. 23, n. 80, p. 96- 107, set. 2002.
VERHINE, Robert Evan. Um experimento chamado Fundef: uma análise do seu desempenho no cenário nacional e no contexto da Bahia. Educação Brasileira. Brasília, DF, v. 22, n. 45, p. 121-146, jul./dez. 2000.
VIEIRA, Sofia Lerche. Planos e políticas educacionais: das concepções às práticas no Brasil. In: SOUZA, Donaldo Bello de; MARTINS, Ângela Maria (org.). Planos de educação no Brasil: planejamentos, políticas, práticas. São Paulo: Loyola, 2014 (no prelo).
_____. Política educacional em tempos de transição (1985-1995). Brasília: Plano, 2000.
VIEIRA, Sofia Lerche; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Política educacional no Brasil: introdução histórica. Brasília, DF: Líber Livro, 2007.
WERLE, Flávia Obino Corrêa. A reinvenção da gestão dos sistemas de ensino: uma discussão do Plano de Desenvolvimento da Educação (2007). Revista Educação em Questão. Natal, v. 35, p. 98-119, maio/ago. 2009.