A expansão do Programa de Intervenção Pedagógica para as Redes Municipais de Ensino: uma análise de implementação de política pública

Autores

  • Josiane Bragato Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Felipe Michel Santos Araújo Braga Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria das Graças Pedrosa Bittencourt Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Programa de Intervenção Pedagógica, Implementação Adaptativa, Monitoramento, Redes Municipais de Ensino

Resumo

Este artigo trata da expansão do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) para as redes municipais de ensino de Minas Gerais. É um estudo de caso descritivo e exploratório, a partir da experiência de implementação e monitoramento do Programa. No âmbito estadual, o PIP é uma política pública que busca a melhoria da alfabetização dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Segundo o Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA), o percentual de alunos no nível recomendado de leitura passou de 48,6%, em 2006, para 87,3%, em 2012, enquanto os municípios apresentaram, na média, um crescimento menor no mesmo período. Com a expansão do PIP para as redes municipais de ensino, resultados foram percebidos já no primeiro ano de implantação. Em 2012, o percentual de alunos com nível recomendável de leitura nas redes municipais era de 73,6%. Em 2013, ano da expansão do PIP, um novo patamar foi alcançado: 80,4% dos alunos no nível recomendável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERMAN, Paul; MCLAUGHLIN, Milbrey W. Macro and Micro Implementation. California: The Rand Corporation, 1975.
MINAS GERAIS, Secretaria de Estado de Educação. Programa de Intervenção Pedagógica Municipal. SEE, 2012.
MINAS GERAIS. Escritório de Prioridades Estratégicas. Relatório do Gerenciamento das atividades do PIP Municipal do primeiro semestre de 2014, referente ao Plano de Trabalho da Empreendedora Pública Josiane Bragato. Manuscrito não publicado. 2014.
SILVA, P. L. B. e tal. O processo de implementação de políticas públicas no Brasil: características e determinantes da avaliação de programas e projetos. Universidade Estadual de Campinas, 2000.
SOARES, Chico. Escola Eficaz: um estudo de caso em três escolas da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.

Downloads

Como Citar

Bragato, J. ., Braga, F. M. S. A., & Bittencourt, M. das G. P. . (2020). A expansão do Programa de Intervenção Pedagógica para as Redes Municipais de Ensino: uma análise de implementação de política pública. Pesquisa E Debate Em Educação, 4(2), 49–59. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31980

Edição

Seção

Pesquisa aplicada