A pedagogia da alternância como metodologia educativa na educação de jovens e adultos Pescadores
Educação
Keywords:
Educação, EJA Pescadores, Metodologia, Pedagogia da AlternânciaAbstract
Este artigo tem como objetivo apresentar o trabalho realizado no ano de 2014, na comunidade Caiçara, da Praia da Longa- Ilha Grande-Angra dos Reis/RJ, do qual suscitou o estudo de pesquisa que traz como metodologia a pedagogia da alternância como fundamentação teórica para o trabalho pedagógico da Educação de Jovens e Adultos para Pescadores (EJA Pescadores). Para tanto, se faz necessário retomar os pontos principais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no que diz respeito à sua trajetória e seu público.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Câmara Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer nº 6, de 09 de junho de 2010. Reexame do Parecer CNE/CEB nº 23/2008, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA, nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima entre outros.
Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília-DF, 09 jun. 2010.
______. Ministério da Educação. Câmara Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 3, de 15 de junho de 2010. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA, entre outras. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília-DF, 15 jun. 2010.
______.Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833.
______. Conferência Nacional de Educação (CONAE). Ministério da Educação. Distrito Federal: 2010.
CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo: notas para análise de percurso. In: Educação do campo: semiárido, agroecologia, trabalho e projetos políticos pedagógicos, 2010. Coleção Cadernos Temáticos. Santa Maria de Boa vista-PE, 2010, p. 15-39.
CIAVATTA, Maria et al. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores. Excertos, Farroupilha, dez. 2011. Disponível em: <http://www.pb.iffarroupilha.edu.br/site/midias/arquivos/201179171745208frigotto_ciavatta_ramos_o_trabalho_como_principio_educativo.pdf>. Acesso em: 18 out. 2013.
CORDEIRO, Kelly Maia et al. “A Pedagogia da Alternância na Educação de Jovens e Adultos Pescadores”. In: II Seminário de Educação de Jovens e Adultos da PUC-RIO: Entrelaçando Olhares por uma Educação Planetária, 2014. Anais. Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2015, p. 438-444.
CORDEIRO, Georgina Negrão Kalife et al. Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo. Brasília, v. 24, n. 85, p. 115-125, abr. 2011. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2571/1755>. Acesso em: 18 out. 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 41. reimp. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
PAIVA, Vanilda. Paiva. Educação Popular e Educação de Adultos. 5ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 1987.
STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena (orgs). Histórias e Memórias da Educação no Brasil. Vol. III. Petrópolis: Vozes, 2005.